Médicos da Rede Mater Dei recebem certificação para operar joelho e quadril com auxílio de braço robótico Mako - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Médicos da Rede Mater Dei recebem certificação para operar joelho e quadril com auxílio de braço robótico Mako

Médicos da Rede Mater Dei recebem certificação para operar joelho e quadril com auxílio de braço robótico Mako


A Rede Mater Dei de Saúde dá mais um passo rumo à inclusão da medicina moderna e humanizada nos seus procedimentos, bases de seus pilares, com auxílio da robótica. A Mater Dei acaba de adquirir o MakoSmartRobotics, braço robótico fundamentado em tomografia computadorizada 3D, que oferece aos cirurgiões detalhes sobre a anatomia de seus pacientes, permitindo elaborarem um plano operatório de artroplastia personalizado e minucioso. A artroplastia é um procedimento cirúrgico que substitui a articulação “doente” por uma nova (prótese) e é geralmente adotada em operações ortopédicas de quadril e joelhos – uma opção para tratar adultos que sofrem de doença articular degenerativa do quadril e para quem precisa de um ‘joelho novo’.

No caso da cirurgia com auxílio do Mako, tudo começa com um plano individualizado de cada paciente, considerando o seu problema. A partir da realização de uma tomografia computadorizada que cria uma imagem 3D da anatomia do paciente, todas as informações detalhadas vão para o planejamento da cirurgia. “Essa informação detalhada, que o médico nunca teve antes, permite que ele faça um balanço completo de toda a articulação. Ao guiar os profissionais durante a cirurgia, a tecnologia Accustop do Mako dá a possibilidade para que os especialistas cortem menos osso, removendo apenas as áreas afetadas, preservando tecidos moles e o osso saudável do paciente”, explica o médico do Esporte, Marcos Cenni, coordenador do grupo de cirurgia do joelho da Rede Mater Dei de Saúde BH-MG.

Segundo Cenni, o Mako é um sistema de cirurgia robótica para artroplastia de joelho e quadril que aumenta muito o grau de segurança e acurácia cirúrgica. “A grande função do Mako, durante a cirurgia, é fazer cortes ósseos precisos para a adaptação da prótese. Ele nos auxilia desde o planejamento cirúrgico, pois tem um software específico para isso, no qual o especialista o alimenta com informações sobre os objetivos finais de angulação de posição da prótese.  O robô faz essa leitura e nos dá o tamanho exato da prótese a ser usada. Com esses cortes definidos, conseguimos melhor adaptá-la, e diminuímos as chances de erro de escolha do tamanho e angulação do implante. Isso garante um resultado final bem mais previsível e, com certeza, um ganho funcional. Na prática, o paciente vai perceber uma melhor qualidade do resultado da cirurgia”, explica Marcos Cenni.

Certificação e treinamento - Há cerca de quatro anos, Marcos Cenni e o colega Lúcio Biondi, médico que integra a equipe de cirurgia da Rede Mater Dei e coordena o programa R4 de especialização em cirurgia do joelho, foram para os Estados Unidos, onde tiveram o primeiro contato com Mako. Segundo Cenni, os EUA já têm cerca de 1,5 mil robôs similares ao Mako em operação. 

“O robô Mako com certeza é um avanço na cirurgia do joelho que traz vantagem para o paciente e mais segurança para o médico. Muita informação que você obtém durante a cirurgia é um pouco de feeling do momento e pelos anos de experiência. Com a nova tecnologia do Mako, as orientações estão previamente estabelecidas, o plano é muito detalhado e o médico e sua equipe têm a certeza de que estão no caminho certo traçado para aquele procedimento ter 100% de sucesso. O resultado é muito mais assertivo”, diz Lúcio Biondi. 

Estudos realizados pela Stryker, fabricante do braço robótico Mako, indicam que a colocação do copo acetabular para a substituição total de quadril com o Sistema Mako demonstrou ser quatro vezes mais precisa do que os procedimentos de substituição total de quadril manual. No caso das cirurgias de joelho usando o Mako, estudos clínicos demonstraram a possibilidade de os pacientes sentirem menos dor, necessidade menor de analgésicos e de fisioterapia e melhora na flexão do joelho em comparação com as técnicas manuais. “Além de acertar mais o posicionamento dos implantes, essa cirurgia tem demonstrado melhores resultados clínicos do paciente no longo prazo, além de maior longevidade da prótese, se comparado à artroplastia normal. É uma tecnologia que veio para ficar, uma tecnologia a favor do homem, pois o Mako prioriza a anatomia de cada paciente”, complementa Lúcio Biondi.

 

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde
Somos uma rede de saúde completa, com mais de 40 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa. Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em
expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Santa Genoveva Hospital Santa Clara e CDI Imagem.

Bahia: Hospital Mater Dei Salvador (inauguração em breve) e Hospital EMEC.

Goiás: Hospital Premium

Pará: Hospital Porto Dias

 


Publicado em: 09/01/2023

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

12 Dezembro 2022

Cirurgião do Corpo Clínico da Rede...

Método foi publicado pela Scientific Reports, Viscossuplementação da Articulação Temporomandibular é uma técnica minimamente invasiva
Tópicos
27 Dezembro 2021

Com a chegada do verão, redobre a sua...

O câncer de pele pode ser diagnosticado por lesões cutâneas que não cicatrizam, apresentam sangramento, ulceração ou nodulações de crescimento progressivo
23 Março 2022

Uso da água nos hospitais da Rede...

As ações fazem parte das melhores práticas de ESG objetivando à preservação ambiental e o consumo sustentável.
Tópicos