​A Pediatria no século XXI - REDE MATER DEI DE SAÚDE

​A Pediatria no século XXI

Luiz Fernando Carvalho
Coordenador do serviço de pediatria da Rede Mater Dei de Saúde


A Pediatria é a especialidade da medicina que se dedica à assistência à criança e ao adolescente acompanhando o crescimento e desenvolvimento do indivíduo a fim de assegurar que ocorram de forma saudável. Abrange cuidados preventivos, diagnóstico precoce e tratamento adequado de condições que ameacem a saúde. O pediatra, além de cuidar diretamente da saúde infantil, presta auxílio e orientações à família quanto ao aleitamento materno, a transição alimentar nos primeiros anos de vida e o combate a obesidade, a prevenção de acidentes, vacinação, e a como favorecer o crescimento e desenvolvimento neuropsicomotor, incluindo aspectos relacionados aos desafios da era digital e a saúde mental da criança e do adolescente. 
 
Com o avanço da medicina nas últimas décadas associada a melhorias nas condições de vida da população destacando-se medidas de saneamento, ampliação da distribuição de água tratada e o programa nacional de imunização, cuja eficácia e abrangência é reconhecido internacionalmente, a pediatria e o cuidado com a criança sofreram grandes mudanças. As mortes por doenças infectocontagiosas, desnutrição e diarreia foram reduzidas drasticamente, principalmente nas regiões mais desenvolvidas. A taxa de mortalidade infantil no Brasil sofreu redução de 70%, entre 1990 e 2016: em 1990, o país registrou 47,1 mortes de crianças até 1 ano de idade a cada mil nascidos vivos enquanto em 2016, foram 14 mortes por mil nascidos vivos. Além dos fatores previamente descritos, investimento na assistência perinatal, o aprimoramento do cuidado com o recém-nascido prematuro e a reorganização da assistência hospitalar em pediatria contribuíram para a redução dessa taxa.
 
Atualmente, pacientes portadores de doenças neurológicas, sequelas da prematuridade, malformações congênitas, as doenças crônicas e em tratamento oncológico ocupam a maior parte dos leitos hospitalares e mudando o perfil das unidades de internação nos últimos 30 anos, com necessidade progressiva de aumento do número de leitos de terapia intensiva, especialização das equipes assistenciais e investimento tecnológico.
 
Novos desafios no tratamento e acompanhamento das doenças crônicas como diabetes, fibrose cística, doenças neuromusculares, tumores, entre outras demandam um cuidado prestado por equipe multidisciplinar, propedêutica e acompanhamento de especialistas das áreas de atuação da pediatria, como a oncologia, ortopedia, cardiologia, neurologia, pneumologia, gastroenterologia, endocrinologia, cirurgia, nefrologia, cuidado paliativo, dentre outras. O pediatra deve ser o elo e o gestor da saúde da criança para manter a integralidade do cuidado.
 
Para que todos esses serviços sejam oferecidos de forma eficaz, é necessário ambiente estruturado com acesso a propedêutica e novos tratamentos além de serviços de hemodinâmica, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, cintilografia, ecocardiograma, radioterapia, entre outros.
 
Os avanços da obstetrícia alcançados através da medicina fetal, permitem que cirurgias sejam realizadas com o bebê ainda no útero materno. Há possibilidade de diagnosticar, precocemente, mais de 150 doenças por meio do exame genético no 1º dia de vida. Muitas doenças para as quais não era possível uma definição diagnostica passaram a ser identificadas pelo teste do Exoma. Os avanços nos estudos de terapia gênica trazem resultados promissores para tratamento de doenças até então incuráveis.
 
Pacientes pediátricos exigem um cuidado diferenciado e olhar clínico cuidadoso e detalhado para que seus tratamentos sejam conduzidos de forma adequada, principalmente no que se refere aos pacientes de alta complexidade a fim de garantir que todo o potencial para o adequado crescimento e desenvolvimento seja alcançado. Felizmente, o avanço da tecnologia e da medicina contribuem para que, cada vez mais, as necessidades desses pequenos pacientes sejam atendidas de forma integrada e completa.

Publicado em: 27/07/2018

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

27 Julho 2018

​A Pediatria no século XXI

A Pediatria é a especialidade da medicina que se dedica à assistência à criança e ao adolescente acompanhando o crescimento e desenvolvimento do indivíduo a fim de assegurar que ocorram de forma saudável.