Francisco Flávio Horta Bretas
Coordenador do Serviço de Urologia da Rede Mater Dei de Saúde
O Câncer de Próstata, atualmente, representa a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, sendo cerca de 61 mil novos casos em 2017. O número significativo demonstra a necessidade de abordar, cada vez mais, o assunto entre os homens. Internacionalmente conhecida, a Campanha Novembro Azul é um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção da doença.
Dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) demonstram que um em cada seis homens desenvolvem esse tipo de câncer, sendo que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. Por isso, o principal objetivo da Campanha Novembro Azul é informar a população sobre a importância da realização do exame de toque e da dosagem sanguínea do PSA (Antígeno Prostático Específico) a fim de reduzir as taxas de mortalidade e morbidade dos homens.
O constante avanço científico e tecnológico da medicina traz mais um forte aliado no combate à doença. O PET/PSMA auxilia os médicos na identificação de células de câncer de próstata em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata. A Rede Mater Dei de Saúde é pioneira no estado por utilizar a inovação na identificação e tratamento de câncer de próstata. É realizado no PET–CT, uma técnica de diagnóstico por imagem que, por meio de um equipamento híbrido, permite avaliar alterações metabólicas do organismo. Além disso, pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam, agora, com atendimento multidisciplinar e integrado em Belo Horizonte específico para esse tratamento. O Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), serviço que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede.
Outro grande aliado no combate à doença são as cirurgias minimamente invasivas realizadas via robô. Localizado no Mater Dei Contorno, o mais moderno equipamento disponível no mundo para esse tipo de procedimento, o robô Da Vinci Xi tem beneficiado cirurgiões e pacientes com diversas vantagens ao ser utilizados em cirurgias.
A precisão e a visão ampliada garantidas pelo robô Da Vinci Xi trazem, comprovadamente, grandes benefícios aos pacientes. Além da precisão durante o procedimento, a imagem em alta definição transmitida através do sistema robótico aparece ampliada para o médico de 10 a 15 vezes, facilitando a preservação de órgão e estruturas importantes. Cortes menores que resultam em menos sangramentos durante os procedimentos, menor tempo cirúrgico, menor tempo de internação, diminuição das dores e complicações pós-cirúrgicas, recuperação no período pós-operatório mais rápida são os maiores benefícios das cirurgias realizadas a partir do sistema robótico.
Os benefícios do robô na realização de procedimentos complexos refletem em segurança para o médico e paciente, já que consegue zerar o tremor do médico e alcançar locais nos quais as mãos humanas não conseguem chegar. A cirurgia robótica se mostra como uma grande aliada nos procedimentos cirúrgicos mais complexos nos quais os espaços são limitados ou em que é necessário o detalhamento do órgão explorado.
Felizmente, o avanço da tecnologia na área medicinal acompanha o crescimento da doença, permitindo tratamentos mais assertivos e com mais segurança para o paciente.
Este post é sobre Notícias institucionais