sobrepeso, obesidade, remédio - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Coordenador do Serviço de Endocrinologia da Rede Mater Dei destaca a aprovação de medicamento de uso semanal contra a obesidade

Coordenador do Serviço de Endocrinologia da Rede Mater Dei destaca a aprovação de medicamento de uso semanal contra a obesidade

 

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou no dia 02 de janeiro, o Wegovy (semaglutida 2,4mg), um medicamento injetável, de uso semanal, para tratar a obesidade. A aprovação foi destaque na mídia nacional, e teve o presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e coordenador do serviço de Endocrinologia da Rede Mater Dei, Paulo Miranda, como um dos especialistas de referência para abordar o assunto.

O médico atua no tratamento da obesidade, sendo esta uma de suas principais áreas de atuação, e explica qual é o público-alvo para utilização do remédio. “De forma geral, pessoas com obesidade associada a comorbidades como hipertensão, diabetes e IMC (Índice de Massa Corpórea) acima de 30, possuem indicação para utilizar o medicamento”. O remédio não deve ser usado para o emagrecimento com fins estéticos.

A semaglutida é um agonista receptor do GLP-1 RA, semelhante ao hormônio humano GLP-1, que atua na produção de insulina e na sensação de saciedade. A molécula induz a perda de peso e diminui a fome do paciente. Esta combinação ajuda as pessoas a se alimentarem em menor quantidade, ocasionando menos ingestão de calorias. Durante as pesquisas para o desenvolvimento do fármaco, notou-se que a dose semanal possui o mesmo efeito de quando administrada fracionada e diariamente, trazendo mais conforto ao paciente.

Este novo medicamento, apresentou um alto índice de segurança e poucos efeitos colaterais. “A semaglutida demonstrou uma perda de peso corporal de até 17% em média, para os pacientes tratados com este remédio. Ela apresenta o maior efeito para o controle de peso e traz um bom perfil de segurança para o paciente”, ressalta Paulo Miranda.

Atualmente, cerca de 22% dos brasileiros adultos estão acima do peso ideal, desta forma a aprovação do medicamento se torna mais uma opção para combater o sobrepeso. “Nós estamos no caminho para que a ciência nos proporcione maiores opções para tratar a obesidade, isto traz mais investimentos em pesquisa para termos cada vez mais medicamentos seguros e eficazes para quem precisa do auxílio farmacológico para a perda de peso”, afirma Paulo.

A aprovação inicial pela ANVISA é parte do processo regulatório, a medicação precisará de mais alguns meses até estar disponível para a comercialização. Entretanto, Paulo Miranda aponta a necessidade da mudança de hábitos para o paciente obeso. “Todo tratamento só terá efeito, com a mudança dos hábitos de vida, através da boa alimentação, da prática de atividade física, e boa qualidade de sono”, conclui Paulo Augusto Carvalho Miranda.



Publicado em: 26/01/2023

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

19 Julho 2022

Estágio em Medicina - 2022/2023

Processo Seletivo de Estágio “Não obrigatório” para acadêmicos de medicina. Concentração nas áreas de Cirurgia Geral, Obstetrícia e Ginecologia, Radiologia – Clínica Médica e Medicina Intensiva da Rede Mater Dei de Saúde.
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
04 Abril 2022

Dia Nacional do Portador da Doença de...

Rede Mater Dei de Saúde adota tecnologia promissora e desenvolve linha de cuidados específicos para parkinsonianos