Dia Mundial da Segurança do Paciente - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Dia Mundial da Segurança do Paciente

 

No dia 17 de Setembro celebramos o Dia Mundial da Segurança do Paciente. É uma data que destaca a importância das ações realizadas continuamente pelas instituições de saúde para garantir que os cuidados prestados aos pacientes sejam seguros, de qualidade, e realizados em um ambiente protegido. 

Segurança do paciente é um tema complexo e sempre atual. É uma  agenda prioritária dos gestores de uma instituição de Saúde, como os hospitais da Rede Mater Dei. Tem dimensão multidisciplinar, envolvendo não só os profissionais que lidam diretamente com a assistência dos pacientes, como também os que cuidam das áreas de apoio e administrativas. Vai desde a segurança clínica à garantia da  integridade física dos pacientes dentro de uma Instituição.

As práticas envolvidas na segurança dos pacientes,  são profundamente  auditadas em processos de Acreditação, como a Joint Comission Internacional, e é mais uma ferramenta que usamos para garantir aos nossos pacientes integridade clínica e física.

 

A Organização Mundial de Saúde divulga anualmente um tema central para embasar a campanha, e o tema deste ano é Segurança Medicamentosa, com o slogan: Medicação sem Dano, consolidando os esforços do atual Desafio Global de Segurança do Paciente da OMS. A relevância desse tópico se justifica em diversos níveis, sobretudo tendo em vista que os medicamentos são as intervenções mais utilizadas na assistência à saúde. Na Rede Mater Dei, que desde a sua fundação tem a segurança do paciente como prioridade, entendemos que a utilização segura e responsável de medicamentos é fundamental para a prestação de cuidados de excelência aos nossos pacientes. Por isso, nossos esforços têm evoluído ao longo do tempo para acompanhar o que há de melhor no mercado em termos de segurança medicamentosa. Em 2018 iniciamos a implantação da Checagem à Beira Leito, que permite o preparo dos medicamentos no ambiente de cuidado do paciente, com barreiras de segurança como a leitura por código de barras, e checagem imediata do medicamento administrado. Em 2020 investimos na aquisição do sistema NoHarm.ai, um software de inteligência artificial para otimizar as análises de prescrições médicas pela farmácia clínica. Tudo isso acompanhado por ações contínuas que amparam o cuidado seguro: treinamentos constantes para os profissionais utilizando metodologias ativas; corpo clínico que se destaca pela excelência e contribuições científicas; atuação de um Núcleo de Segurança do Paciente interdisciplinar, comprometido com o fortalecimento das melhores práticas assistenciais, trabalhando na gestão de riscos e no aprendizado com as falhas; auditorias periódicas internas e externas, que validam os nossos processos, nos posicionando dentro de uma seleta lista de instituições que carregam o selo da Joint Commission International (JCI), uma das acreditadoras de maior prestígio no mundo. E acima de tudo, contamos com profissionais engajados com a nossa missão do Compromisso com a Qualidade pela Vida. Na Rede Mater Dei, nós acreditamos que os pacientes precisam receber cuidados em um ambiente seguro e protegido. Por isso, neste dia 17 de setembro mais uma vez reafirmamos nossa missão, e nosso comprometimento com a Segurança do Paciente. 

Henrique Salvador

Presidente da Rede Mater Dei de Saúde

 


Publicado em: 16/09/2022

Posts Relacionados

17 Janeiro 2017

Relato da paciente Laura Henriques

Relato da paciente Laura Henriques
Tópicos relato Paciente
08 Junho 2020

Paciente curada de Covid-19 faz...

Após 27 dias internada, sendo 15 deles no CTI, Maria Cleiciane Santos Pereira, 31 anos, mãe de três filhos, teve alta no dia 02/06/2020, do Mater Dei Santo Agostinho, após ser curada da doença.
17 Julho 2017

Colaboradores do Mater Dei Santo...

Gestão de Riscos e Segurança do Paciente. Esses foram os temas centrais da 4ª Semana da Qualidade, realizada entre os dias 20 e 23 de junho, no Mater Dei Santo Agostinho