O médico coordenador do serviço de otorrinolaringologia do Mater Dei Contorno e do Mater Dei Betim-Contagem, Juliano Sales, foi pioneiro ao criar uma técnica que melhora os resultados tanto estéticos quanto funcionais, da cirurgia de rinoplastia para correção da retração alar.
O artigo que comprova não apenas a melhora estética que a técnica proporciona, mas também os aprimoramentos funcionais na diminuição de sintomas de obstrução nasal, começou a ser desenvolvido em 2013 e foi publicado em abril deste ano, na revista Facial Plastic Surgery, que é mundialmente conhecida e a mais importante desse segmento.
Essa técnica visa corrigir uma imperfeição indesejável na ponta do nariz melhorando a sua estrutura e estética. Diferentemente de outras técnicas de enxerto de retração e contorno alar, a criada por Juliano Sales tem um grande diferencial, pois o enxerto é colocado por baixo e não por cima da cartilagem lateral inferior. Dessa forma, o paciente tem um resultado muito mais natural uma vez que a técnica alonga a ponta do nariz lateralmente complementando o tão conhecido enxerto de extensão septal que atua na região medial da da ponta nasal. Isso traz força para o nariz, tanto na função quanto na estética, não o deixando artificial.
Juliano Sales já ensina essa técnica inovadora para profissionais de todo o mundo. Os estudos para desenvolvimento de seu artigo foram feitos no Hospital Mater Dei Contorno e em Stuttgart, na Alemanha, e tiveram a colaboração de seu professor, Wolfgang Gubisch, que é coautor do artigo e a maior referência em rinoplastia atualmente. O médico também contou com a colaboração de colegas e membros de sua equipe na Rede Mater Dei de Saúde, sendo eles: Rodrigo Ribeiro Ferreira Duarte, Aline Souza Costa Teixeira Moreno, Felipe Marques de Oliveira e a acadêmica Lorena Martins de Oliveira Coura.
O Enxerto de Extensão Caudal da Cartilagem Lateral Inferior é realizado na Rede Mater Dei de Saúde há mais de cinco anos pelo médico e é mais um diferencial dos serviços da Rede, que sempre busca estar à frente em inovação e tecnologia.
Satisfeito com o retorno positivo por parte dos pacientes, o médico conta como se sente diante do sucesso de sua técnica que vem se consolidando mundialmente: “Estou muito feliz por ter contribuído para a história da medicina no mundo. Esse é um enxerto que eu acredito que veio para ficar e vai trazer tanto o benefício funcional, quanto o estético para a ponta nasal”.
Para ler o artigo na íntegra, acesse: Enxerto de Extensão Caudal da Cartilagem Lateral Inferior: Técnica e Estética e Resultados Funcionais
Este post é sobre Notícias institucionais