Neste 16 de maio é comemorado o Dia do Profissional da Higienização, data que homenageia aqueles que são responsáveis por garantir a limpeza e a organização do ambiente.
Na luta contra o Coronavírus, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente têm papel indispensável no combate à doença. Porém, não podemos esquecer dos demais trabalhadores que também são essenciais para enfrentarmos este momento difícil, como é o caso dos profissionais da limpeza e higienização. Atuando na limpeza e desinfecção do ambiente hospitalar, esses colaboradores têm sido fundamentais no combate à COVID-19.
Ormi Soares Barcelos, responsável pela higienização do CTI Covid do Mater Dei Santo Agostinho, acredita que todos dentro da Rede Mater Dei trabalham juntos para trazer o melhor para a recuperação dos pacientes e para manter a segurança do local, e que essa consciência comum possibilita o tratamento diferenciado e humanizado, que é marca da Rede Mater Dei.
Segundo Ormi, trabalhar no CTI Covid não é fácil e exige um reforço do lado humano e do amor ao próximo: “Além de realizar a higienização, nós também levamos uma mensagem de apoio, de que vai dar tudo certo e que aquele paciente vai se curar. Temos essa consciência de que com o astral lá em cima, podemos ajudar esses pacientes em tratamento.”
Ela explica que a Rede Mater Dei preza pela segurança de seus colaboradores, corpo clínico e pacientes, por isso, é rígida com a fiscalização de limpeza: “No hospital há um monitoramento frequente para garantir que os colaboradores estejam utilizando equipamentos de segurança. A Rede possui total compromisso e responsabilidade para que tudo esteja sendo executado da maneira correta”.
Neste momento crítico da pandemia, Ormi aproveitou para deixar uma mensagem importante: “É muito importante que as pessoas continuem se cuidando e que continuem seguindo as medidas de segurança como usar máscara, passar álcool gel, evitar aglomerações. Temos que continuar fazendo a nossa parte para que tudo possa melhorar”, ela diz.
Em nome de Ormi, a Rede Mater Dei de Saúde parabeniza e agradece a todos os profissionais da higienização que estão enfrentando este momento de pandemia com muita dedicação para que todos fiquem bem.
Protocolos e fluxos diferenciados
Os três hospitais da Rede (Mater Dei Santo Agostinho, Mater Dei Contorno e Mater Dei Betim-Contagem) estão estruturados e preparados para atender qualquer demanda, com protocolos de atendimento, fluxos separados e com toda a segurança para pacientes com Covid-19 e de outras especialidades médicas uma vez que existem sintomas que não podem esperar.
Este post é sobre Notícias institucionais