No dia 6 de Junho é comemorado o Dia Nacional de Luta contra Queimaduras. Por isso, esse mês é marcado pela campanha “Junho Laranja” que, há quase 10 anos, visa alertar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção de acidentes com queimaduras.
Com o atual cenário de isolamento social é importante redobrar a atenção -principalmente com as crianças- para evitar acidentes com queimaduras. Fatalidades do tipo ocorrem com frequência nas residências, se caracterizando como um dos principais riscos de acidentes domésticos. Apesar de todos estarem sujeitos a esses acontecimentos, houve um preocupante aumento no número de casos, de acordo com informações expostas pelo Portal dos Hospitais Brasil, onde registra-se uma alta de 303% nos atendimentos ambulatoriais por acidentes domésticos no SUS em crianças de 0 a 15 anos, desde o início do isolamento social até outubro de 2020.
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ), acidentes com queimaduras em crianças equivalem a 30% do número de internações anuais no país. Esses dados comprovam a importância da prevenção e vigilância contra esse tipo de acidente que pode ser ainda mais frequente durante a pandemia, não apenas pelo aumento do tempo que as pessoas se encontram em suas residências, mas, principalmente, pelo uso mais frequente de substâncias voláteis, como álcool líquido e em gel, bem como uso de produtos de limpeza com composições químicas que requerem precauções no uso devido ao grande potencial intoxicável.
Como prevenir acidentes com queimaduras em casa?
Com passos muito simples é possível prevenir acidentes com queimaduras e manter seguro você e as pessoas que ama. Confira algumas dicas:
Estrutura multidisciplinar e rapidez no atendimento de urgência e emergência:
A Rede Mater Dei de Saúde oferece agilidade e excelência nos atendimentos realizados nos prontos-socorros das três unidades da Rede. Com amplo investimento em estrutura física e tecnológica, equipes multidisciplinares e atendimento humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde está preparada para atender em seus prontos-socorros os mais complexos casos de urgência e emergência. Em caso de queimaduras graves não deixe de procurar atendimento médico. Clique aqui e confira o horário dos médicos no pronto-socorro.
Com fluxos diferenciados durante a pandemia, garantimos a segurança de nossos pacientes em nossas instalações hospitalares. São entradas e procedimentos separados para pacientes com sintomas que indiquem contaminação pelo Coronavírus.
Prontos-socorros da Rede Mater Dei de Saúde:
Este post é sobre Notícias institucionais