A terapia nutricional é um conjunto de medidas terapêuticas que visa a melhora do estado nutricional do paciente. De acordo com o médico gastroenterologista e nutrólogo da Rede Mater Dei, Juliano Antunes, a presença de uma Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), é obrigatória nas instituições hospitalares que possuem o processo de manipulação, preparo e administração de Terapia Nutricional.
O médico explica que a missão da EMNT é instituir medidas que tratem ou minimizem os efeitos danosos da desnutrição, desde a sua detecção precoce e identificação de fatores de risco. “É de fundamental importância que o paciente esteja em adequadas condições nutricionais para que haja o sucesso das intervenções terapêuticas medicamentosas e cirúrgicas destinadas a melhoria das condições de vida”, ressalta Juliano Antunes.
Entre as atribuições da EMTN estão o preparo individualizado das refeições, a adequação de dieta de acordo com as necessidades de cada paciente e a utilização de suplementações alimentares e de vias alimentares específicas para infusão de dietas (sondas enterais ou por via venosa).
Discussão científica
Com o objetivo de discutir a interdisciplinaridade na terapia nutricional, o Mater Dei sediou entre os dias 23 e 24 de março, o I Simpósio de Terapia Nutricional Hospitalar de Minas Gerais. O evento pioneiro foi promovido pela Equipe de Terapia Nutricional Avançada (ETERNA) em associação com o Centro Avançado no Tratamento de Feridas, ambos atuantes na Rede. O Simpósio contou ainda com o apoio da Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (BRASPEN-SBNPE).
Este post é sobre Notícias institucionais