O médico da Rede Mater Dei de Saúde, Paulo Bastianetto, ministrou para outros quatro médicos de Minas Gerais, no último mês de maio o curso “Aterectomia com cateter JETSTREAM”, que ocorreu no Mater Dei Contorno.
A técnica de Aterectomia consiste na retirada percutânea das placas ateroscleróticas que obstruem as artérias, provocando sintomas como dificuldade para caminhar, dor e, nos casos mais avançados da doença, amputações. Este método utiliza um cateter que remove a placa de gordura, restabelecendo um verdadeiro ganho luminal, além de dar a possibilidade de evitar o uso de “stents”, aumentando a perviedade da artéria tratada e diminuindo o número de complicações e re-intervenções futuras.
Em março de 2020, o médico, Paulo Bastianetto, foi quem realizou o primeiro procedimento com esta técnica inovadora em Minas Gerais na Rede Mater Dei de Saúde. No total, já são 10 pacientes tratados com sucesso, tornando-se a maior experiência no estado. "A troca de experiências com os colegas reitera a característica de pioneirismo da Rede e a missão do Compromisso com a Qualidade pela Vida, agradeço meus colegas de trabalho Giancarlo Zille e Robson Júnior Valério de Carvalho, por me ajudarem na execução do curso”, diz o médico.
Os dados dos pacientes tratados foram apresentados no fim do ano de 2020 no Encontro Mineiro de Angiologia e Cirurgia Vascular e estão sendo preparados para publicação em um periódico internacional.
Este post é sobre Notícias institucionais