A utilização de aparelhos mais modernos pode representar melhor precisão de imagens e mais segurança para quem precisa dos exames. Por isso o parque tecnológico da Rede é renovado constantemente, em busca dos melhores equipamentos para o diagnóstico preciso.
O Mater Dei Santo Agostinho efetuou a troca de aparelho de Ressonância Magnética por um mais moderno, de 1.5 Teslas, mantendo a qualidade oferecida aos pacientes. “O equipamento adquirido é todo digital. A tecnologia existente nele reduz a interferência de artefatos metálicos na imagem, como próteses e marca-passos (cardíacos e cerebrais), por exemplo. Foi configurado com softwares de aplicação para a realização de todos os tipos de exames hoje existentes, tendo sido melhorada a qualidade dos exames do coração”, explica o coordenador do serviço de Ressonância Magnética Uedson Tazinaffo.
A máquina tem abertura de 70 cm e possui maior ergonomia, o que reflete em mais conforto para os pacientes durante procedimentos como o exame de mama, por exemplo. Outro destaque é a capacidade da mesa, que pode suportar até 160 kg.
Atualmente, são quatro equipamentos oferecidos pela Rede: dois de 1.5 Teslas e dois de 3.0 Teslas. O exame não emite radiações ionizantes e, por isso, praticamente não apresenta contraindicações. Permite visualização completa do corpo humano, já que detecta com mais precisão o contraste existente entre os vários tecidos do corpo, sejam eles musculares, ósseos ou sanguíneos. Pacientes avaliados têm a garantia do máximo de detalhes para estudos do Sistema Nervoso Central, do Sistema Musculoesquelético para avaliação dos ossos, das articulações e das partes moles (coluna vertebral, ombro, cotovelo, punho, quadril, joelho, tornozelo). A ressonância é, ainda, muito utilizada para a identificação precoce de tumores em pacientes oncológicos e vem revolucionando técnicas funcionais não invasivas para a identificação e quantificação de doenças neoplásicas, metabólicas e inflamatórias.
Além deles, outros equipamentos são oferecidos para os mais diversos tipos de exame, como a Tomografia multislice 160 canais e 128 canais, Ultrassonografia 4D, Mamografia com Tomossíntese, Medicina nuclear, Raio X, PET-CT, Densitometria óssea com medidas da densidade corporal, Teste ergométrico, Radiologia intervencionista com biópsias, aspirações e ablação de tumores dirigidos por equipamentos de imagem, entre outros.
RESPONSÁVEL:
Uedson Tazinaffo
CRM 15835
Coordenador do serviço de Ressonância Magnética da Rede Mater Dei de Saúde
Publicado em: 26/07/2018
Este post é sobre Notícias institucionais