A Dissecção Endoscópica Submucosa (ESD) é um procedimento que trata da evolução terapêutica da endoscopia que permite retirar lesões neoplásicas (proliferação desordenada de células no organismo, formando, assim, uma massa anormal de tecido), que antes seriam abordadas cirurgicamente via abdominal. O procedimento foi desenvolvido no Japão e se diferencia dos demais pela possibilidade de ressecção extensa, em monobloco, ampliando as possibilidades do tratamento endoscópico e com melhores resultados curativos.
A principal indicação está na retirada de neoplasias com invasão de mucosa e submucosa respeitando a camada muscular. O método é realizado sob sedação anestésica, com acompanhamento do médico anestesiologista, e tem duração média de 1 a 2h.
No último mês, foi realizada uma ESD para ressecção de neoplasia gástrica extensa no Mater Dei Santo Agostinho. O procedimento foi realizado pelo médico Dr. Nelson Tomio Miyajima, juntamente com a equipe de endoscopistas da Rede Mater Dei de Saúde. De acordo com o médico endoscopista do Mater Dei Santo Agostinho e também coordenador do serviço de endoscopia do Mater Dei Betim-Contagem, Rodrigo Roda, se trata de uma técnica refinada que exige um longo período de treinamento. “Fiquei muito feliz em poder trazer o Dr. Nelson e trabalhar ao seu lado. Vale destacar que o Dr. Nelson é um expert de reconhecimento internacional e ajudará na implementação da técnica em nosso serviço. São poucos centros no Brasil que fazem esse procedimento, pois deve ser realizado por especialistas treinados, qualificados, sob supervisão e cercado por tecnologias específicas para minimizar complicações. Nesse tipo de procedimento o trabalho em equipe é fundamental para o sucesso e o bem estar do nosso paciente".
Foto tirada antes da pandemia.
Este post é sobre Notícias institucionais