A Rede Mater Dei de Saúde é pioneira no estado por utilizar o PET/PSMA na identificação e tratamento de câncer de próstata. Por meio do PET–CT, uma técnica de diagnóstico por imagem que, por meio de um equipamento híbrido, permite avaliar alterações metabólicas do organismo. O PET é uma tomografia por emissão de pósitrons que, em conjunto com informações anatômicas adquiridas na Tomografia Computadorizada, torna-se uma técnica de grande sensibilidade e amplamente utilizada em áreas como a Oncologia, Neurologia e a Cardiologia.
“Vamos utilizar novos radiotraçadores marcados com Gálio-68 (68Ga). Esses novos radiotraçadores são cada vez mais específicos para determinados tipos de tumores. Um deles que se tornou bastante útil no câncer de próstata é o PSMA. O PSMA-68Ga é um radiotraçador composto de uma substância radioativa chamada Gálio-68 (68Ga) ligada a molécula do PSMA (Antígeno Prostático Específico de Membrana) ”, explica o médico coordenador da medicina nuclear da Rede, Leonardo Lamego.
O exame auxiliará os médicos a identificarem se existem células de câncer de próstata em outras partes do corpo (metástases) ou, em alguns casos, em meio ao tecido normal da próstata. Além de diagnosticar esses outros focos da doença, a tecnologia ajuda os especialistas acompanharem a evolução do tratamento do câncer de próstata.
A tecnologia PET-CT instalada na Rede Mater Dei conta com aparelho moderno, com tomógrafo de 128 canais, de baixa dose de radiação, com capacidade de realização de exame para a oncologia em apenas 15 minutos.
Para agendar o exame, entre em contato com a Central de Marcação e Consulta, pelo telefone (31) 3339-9800 ou por WhastApp, pelo celular (31) 9.9821-8232 (É necessário enviar o pedido médico).
Este post é sobre Dicas