Sala híbrida – Mais conforto, segurança e qualidade - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Sala híbrida – Mais conforto, segurança e qualidade

Sala híbrida – Mais conforto, segurança e qualidade

A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional. As principais especialidades que usufruem deste ambiente de trabalho são: cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular, neurorradiologia intervencionista, neurocirurgia e eletrofisiologia.

“O objetivo desta Sala é proporcionar mais conforto, segurança e qualidade em procedimentos diagnósticos e terapêuticos endovasculares em qualquer nível de complexidade, ou seja, desde um cateterismo cardíaco ou uma arteriografia, até um implante percutâneo de válvula aórtica ou uma embolização de um aneurisma cerebral”, explica o médico cardiologista intervencionista e coordenador da Sala Híbrida, Lucas Lodi.

No espaço, é possível realizar procedimentos com alta qualidade de imagem, tendo ainda à disposição outros equipamentos diagnósticos auxiliares, como Ecocardiografia, Tomografia por Coerência Óptica Intravascular (OCT) e Fluxo de Reserva Fracionado (FFR). Estes aparelhos acessórios são conectados ao equipamento, inserindo a imagem em qualquer um dos seis monitores estrategicamente posicionados na sala.

A Sala Híbrida possui também uma rede de conectividade, com duas câmeras de vídeo de alta definição, permitindo a transmissão simultânea do procedimento por videoconferência para qualquer lugar do mundo, bem como um sistema de áudio de última geração, proporcionando um ambiente mais agradável, relaxante e humanizado para o paciente. “Gosto de realizar os procedimentos ao som de Bach, Beethoven, Mozart, Chopin e Vivaldi.

Os pacientes têm aprovado a iniciativa”, comenta Lodi. Além da música ambiente, integram a sala um grande painel com uma paisagem de montanhas, e um sistema de iluminação que prioriza o conforto e o relaxamento do paciente durante o procedimento.

O painel foi escolhido para que os mineiros se sentissem em casa, em alusão às montanhas do estado. Outro item de segurança para a equipe assistencial e para o paciente é a tecnologia empregada no equipamento da Sala que permite reduzir, em até 73%, a radiação.

Veja alguns dos diferenciais tecnológicos que a Sala Híbrida possui:

  1. Solução de revestimento (módulos em aço inox): antissepsia mais adequada; maior facilidade de manutenção.
  2. Todos os equipamentos suspensos e móveis, facilitando a limpeza e a adaptação da sala a diferentes procedimentos cirúrgicos.
  3. Conectividade: câmeras em HD para gravação e transmissão de casos.
  4. 10 telas de LCD: monitor principal de 56”, monitor auxiliar de 42”, entre outrosrecursos.
  5. Reconstrução angiográfica em 3D.
  6. Tomografia computadorizada.
  7. Central multimídia com controle de automação de toda a sala: som, vídeo, iluminação do ambiente e dos focos cirúrgicos, mesa cirúrgica, dados clínicos do paciente e check-list de cirurgia segura.
  8. Tomografia por Coerência Óptica Intravascular-OCT: exame de imagem intracoronária que substitui o Ultrassom Intravascular por sua alta resolução e qualidade da imagem.

Quando alguém pode se beneficiar da Sala Híbrida
Sempre que for necessária a realização de um procedimento endovascular, seja ele diagnóstico (por exemplo, cateterismo cardíaco, arteriografia cerebral e arteriografia de membros inferiores), ou terapêutico (como angioplastia coronária, embolização de aneurisma cerebral e implante de endoprótese aórtica).

Mesmo em procedimentos considerados de menor complexidade, a Sala Híbrida traz maior segurança e conforto para o paciente e para a equipe, devido ao seu amplo espaço físico e aos equipamentos de ponta.


RESPONSÁVEL:
Lucas Lodi Junqueira
Cardiologista intervencionista e Coordenador da Sala Híbrida
CRM-MG: 36986

Publicado em: 28/09/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...
09 Agosto 2016

Médicos do Mater alertam sobre o...

Manter o saleiro o mais longe possível da mesa é importante para manter a qualidade de vida de toda a família. Essa simples mudança de hábito pode reduzir as chances de desenvolver hipertensão e até doenças cardiovasculares.
11 Dezembro 2017

​Estudo científico é apresentado em...

A equipe de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde apresentou, no Congresso Americano de Cardiologia (AHA Scientific Sessions), um estudo científico que estabelece a correlação entre acometimento cardíaco e maior gravidade da doença por dengue.