A Sala Híbrida insere a alta qualidade da imagem obtida no laboratório de intervenção cardiovascular dentro de um ambiente com condições ideais para uma cirurgia convencional. As principais especialidades que usufruem deste ambiente de trabalho são: cardiologia intervencionista, cirurgia cardíaca, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular, neurorradiologia intervencionista, neurocirurgia e eletrofisiologia.
“O objetivo desta Sala é proporcionar mais conforto, segurança e qualidade em procedimentos diagnósticos e terapêuticos endovasculares em qualquer nível de complexidade, ou seja, desde um cateterismo cardíaco ou uma arteriografia, até um implante percutâneo de válvula aórtica ou uma embolização de um aneurisma cerebral”, explica o médico cardiologista intervencionista e coordenador da Sala Híbrida, Lucas Lodi.
No espaço, é possível realizar procedimentos com alta qualidade de imagem, tendo ainda à disposição outros equipamentos diagnósticos auxiliares, como Ecocardiografia, Tomografia por Coerência Óptica Intravascular (OCT) e Fluxo de Reserva Fracionado (FFR). Estes aparelhos acessórios são conectados ao equipamento, inserindo a imagem em qualquer um dos seis monitores estrategicamente posicionados na sala.
A Sala Híbrida possui também uma rede de conectividade, com duas câmeras de vídeo de alta definição, permitindo a transmissão simultânea do procedimento por videoconferência para qualquer lugar do mundo, bem como um sistema de áudio de última geração, proporcionando um ambiente mais agradável, relaxante e humanizado para o paciente. “Gosto de realizar os procedimentos ao som de Bach, Beethoven, Mozart, Chopin e Vivaldi.
Os pacientes têm aprovado a iniciativa”, comenta Lodi. Além da música ambiente, integram a sala um grande painel com uma paisagem de montanhas, e um sistema de iluminação que prioriza o conforto e o relaxamento do paciente durante o procedimento.
O painel foi escolhido para que os mineiros se sentissem em casa, em alusão às montanhas do estado. Outro item de segurança para a equipe assistencial e para o paciente é a tecnologia empregada no equipamento da Sala que permite reduzir, em até 73%, a radiação.
Veja alguns dos diferenciais tecnológicos que a Sala Híbrida possui:
Este post é sobre Dicas