​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » ​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association

​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association

A equipe de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde apresentou, no Congresso Americano de Cardiologia (AHA Scientific Sessions), um estudo científico que estabelece a correlação entre acometimento cardíaco e maior gravidade da doença por dengue. O congresso aconteceu na cidade da Califórnia, Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 2017.

Os médicos Ariane Macedo, Carlos Eduardo Ornelas e Henrique Patrus foram os responsáveis pelo o estudo que analisou a possibilidade da elevação do exame laboratorial de Troponina, marcador muito acurado que demonstra um dano à célula cardíaca, estar relacionada a um maior risco de morte em pacientes com dengue. 

Segundo o Coordenador do Serviço de Cardiologia do Mater Dei Contorno, Henrique Patrus, o dano à célula cardíaca pode ser causado pelo infarto agudo do coração. No entanto, muitas outras doenças podem levar ao dano à célula, como infecções graves (sépsis), choque (hipotensão arterial grave), miocardites (inflamações do músculo cardíaco), arritmias, embolia pulmonar e outros. “A elevação da Troponina sinaliza, nesses casos, um agravamento do prognóstico e um alerta ao médico para que ele intensifique os cuidados e o tratamento”, explica o especialista.

Nos casos graves de dengue, o mecanismo exato para elevação de Troponina ainda não está bem definido pela ciência, podendo significar uma lesão direta à célula cardíaca ou ser consequência do estado grave de doença ou do estado de choque. “A importância desse trabalho é aumentar o conhecimento dessa doença epidêmica e estimular novos estudos, principalmente, de suas formas mais graves e com alto risco à vida.  As conclusões do estudo são o que chamamos de Formuladoras de Hipóteses, isto é, nossas conclusões são relevantes, mas precisam ainda serem corroboradas por outros trabalhos científicos já que o nosso estudo não teve a abrangência necessária para uma conclusão definitiva sobre o tema”, ressalta o médico.

Publicado em: 11/12/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Cardiologia Congresso Heart team

Posts Relacionados

04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...
14 Abril 2021

Artigo publicado com participação do...

Artigo sobre as “Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST” é publicado com participação do médico Henrique Patrus, coordenador do serviço de Cardiologia da Rede...
12 Agosto 2016

Heart team do Mater Dei: a melhor...

Inaugurado na década de 80, o Heart team (time do coração) da Rede Mater Dei de Saúde é uma equipe multidisciplinar envolvida na decisão sobre o melhor tratamento a ser oferecido ao paciente, utilizando-se de todo conhecimento científico disponível.