A Rede Mater Dei de Saúde participou, como único Hospital privado do Estado, do Exercício Simulado de Emergência Sistêmica, promovido pela BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. O objetivo foi capacitar a Rede e os profissionais, para atuar com excelência em situações de emergência com múltiplas vítimas.
O simulado contou com a participação dos órgãos de segurança pública de Minas Gerais, do Serviço Médico de Atendimento de Urgência (Samu) de Belo Horizonte, do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG), além dos hospitais responsáveis pelo atendimento às vítimas, entre eles duas unidades da Rede Mater Dei, o Hospital Mater Dei Santo Agostinho e o Hospital Mater Dei Contorno, que receberam vítimas do acidente simulado, por via terrestre e aérea.
Para o atendimento, foram mobilizados médicos, enfermeiros, técnicos, recepcionistas, equipe de portaria/segurança e outros profissionais. O exercício simulou um acidente na rodovia LMG 800, em frente ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, envolvendo um atropelamento de pedestres por um caminhão transportando combustível, e uma colisão entre o caminhão e um ônibus com passageiros.
A Vice-presidente Assistencial e Operacional da Rede, Márcia Salvador Géo, falou sobre a importância do exercício. “Entendo que essa é uma oportunidade importante e essa parceria vem contribuir com os nossos exercícios anuais de simulação de catástrofes, que já é prática na Rede há muitos anos. Inclusive com a BH Airport. É quando testamos nossos processos para lidarmos com situações reais de emergências mantendo o nosso compromisso com os nossos clientes”, explica.
As atividades foram acompanhadas e avaliadas pelo setor da Qualidade, responsável pela coordenação do simulado, juntamente com as gestão dos Prontos-socorros. Ao final da atividade, todos os processos foram avaliados dentro do Plano de Emergências Sistêmicas da Rede Mater Dei de Saúde.