Inaugurado em agosto de 2017, o serviço de Cirurgia Robótica da Rede Mater Dei de Saúde ultrapassou a marca de 500 cirurgias realizadas. O serviço conta com a mais alta tecnologia do robô Da Vinci Xi.
O serviço de cirurgia robótica tem como alvo principal os tratamentos minimamente invasivos, atendendo a cinco tipo de especialidades, sendo elas cirurgia geral, torácica, de ginecologia, urologia e coloproctologia.
O presidente da Rede Mater Dei de Saúde, Henrique Salvador, celebra a marca alcançada. “Ultrapassar a marca de 500 cirurgias robóticas realizadas no Da Vinci Xi, reafirma nosso compromisso de levar aos nossos clientes o que há de mais moderno e inovador, e mostra que estamos no caminho certo”.
Diferenciais do Robô Da Vinci Xi
A Rede Mater Dei de Saúde é a única instituição de Minas Gerais, e a segunda do país, que possui o Robô Da Vinci Xi, o mais moderno sistema robótico atualmente. Os movimentos do robô são controlados, de maneira remota, durante todo o procedimento por médicos cirurgiões treinados e capacitados para utilizar o equipamento. O cirurgião maneja os quatro braços mecânicos do Da Vinci Xi, que podem conter câmeras, pinças e outros instrumentos cirúrgicos.
A partir da mesa operatória, o cirurgião consegue, se julgar necessário, mudar o posicionamento do paciente durante a cirurgia sem que haja interrupção do procedimento cirúrgico, já que os braços do robô acompanham a alteração de posição da mesa.
Além do uso da tecnologia oferecer mais segurança ao paciente, já que consegue alcançar locais nos quais as mãos humanas não conseguem chegar. Outro grande benefício do Da Vinci Xi é disponibilizar maior conforto para o médico durante a cirurgia. O robô permite que o cirurgião tenha visão privilegiada, a partir de imagens 3D, enquanto mantém o médico sentado confortavelmente durante todo ato cirúrgico.
Combinação que gera resultados
Com foco no cliente, visando a excelência e um atendimento humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde oferece aos pacientes avanços tecnológicos aliados a um corpo clínico altamente capacitado. Para operar no robô Da Vinci Xi, é necessária uma certificação que é obtida por meio de capacitações que duram mais de três meses, passando por simuladores do robô e provas práticas e teóricas, feitas pela empresa fabricante do sistema, a Intuitive. Ainda assim, após treinamento e certificação, os primeiros procedimentos são realizados sob a supervisão de um cirurgião já experiente com a robótica.
Este post é sobre Notícias institucionais