Artigo sobre as “Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Angina Instável e Infarto Agudo do Miocárdio sem Supradesnível do Segmento ST” é publicado com participação do médico Henrique Patrus, coordenador do serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde. O artigo científico foi disponibilizado aos médicos, em fevereiro deste ano, na importante revista científica “Arquivos Brasileiros de Cardiologia”, sob responsabilidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
O estudo aborda a Síndrome Coronariana Aguda, uma doença muito frequente na Cardiologia e nas emergências em geral. O objetivo do artigo é orientar as melhores práticas clínicas, desde o diagnóstico e estratificação de risco, passando pelos cuidados hospitalares, tratamentos clínicos e intervencionistas, bem como o direcionamento correto, o cuidado e o seguimento pós-hospitalar.
Henrique Patrus explica a importância da publicação: “É missão das sociedades científicas organizadas, como é o caso da nossa SBC, promover a discussão e organizar o conhecimento médico sob forma de orientações consistentes com as melhores evidências científicas. A ciência médica, atualmente, é construída sob o alicerce dos resultados dos Estudos Clínicos. Estes são trabalhos de pesquisa que avaliam sistematicamente os diversos tratamentos, aplicados em grupos selecionados de pacientes e cujos resultados são analisados sob metodologias específicas. Cabe, portanto, a um grupo de cientistas selecionados e altamente capacitados, analisar, discutir e sintetizar esta vasta gama de informações complexas, e organizar todo este conhecimento em um documento científico denominado Diretriz Médica. O documento técnico e consensual estabelece, de forma segura e fundamentada, as mais adequadas orientações para cada etapa do diagnóstico e tratamento de uma determinada síndrome clínica”, explica o médico.
Para o Coordenador, “o valor desta diretriz é entregar para o médico da assistência, a síntese da melhor evidência científica no diagnóstico e tratamento da Síndrome Coronariana Aguda, organizada e categorizada em classes de indicações. Para o paciente que atendemos, podemos também afirmar que estas diretrizes entregam valor, ao proporcionar a melhor qualidade assistencial”, finaliza.
Leia o artigo completo:
Responsável:
Henrique Patrus
Cardiologista e Coordenador do serviço de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM: 26652
Este post é sobre Notícias institucionais