O coordenador do serviço de Radioterapia da Rede Mater Dei de Saúde, Gabriel Gil, teve seu estudo publicado no European Journal of Medicine (EMJ), um renomado Jornal dedicado a fornecer percepções de mudanças e avanços na medicina.
Tendo como tema: “Estratégia de Transposição Ovariana em pacientes com câncer cervical submetidos à radiação pélvica: proposta de colocação ovariana baseada em simulações virtuais”, o artigo foi publicado na edição Outubro/2021 e teve como objetivo principal estabelecer uma proposta de local para transposição ovariana, considerando diferentes técnicas de irradiação e tempo para falência ovariana.
O coordenador explica a importância deste estudo: “Esses achados podem contribuir para o manejo e o aconselhamento de pacientes com câncer de colo uterino em idade fértil e que necessitem de validação clínica”, ele diz.
Este estudo, baseado em simulações virtuais, é o primeiro a utilizar o promontório sacral como referência para uma proposta de localização ovariana com transposição.
Este post é sobre Notícias institucionais