Paciente de Mutirão realizado na Rede Mater Dei retorna para dar continuidade ao tratamento - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Paciente de Mutirão realizado na Rede Mater Dei retorna para dar continuidade ao tratamento

Paciente de Mutirão realizado na Rede Mater Dei retorna para dar continuidade ao tratamento

Dando continuidade ao tratamento iniciado no Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, realizado em 2019, pela Rede Mater Dei de Saúde em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, o pequeno Miguel, de um ano, passou por mais um procedimento, dessa vez para reparação do palato. No Mutirão haviam sido realizados apenas os procedimentos de reparação no lábio e nariz.

A fissura labiopalatina é uma malformação congênita, que acomete uma a cada 650 crianças, podendo atingir somente o lábio ou o palato e, em alguns casos, os dois. A deformidade ocorre durante o desenvolvimento do bebê, no primeiro trimestre de gestão. As principais causas são algumas síndromes genéticas e fatores ambientais. 

O cirurgião plástico Bruno Meilman esclarece que o tratamento de casos de fissura labiopalatina é multidisciplinar, com envolvimento de especialistas de diversas áreas. "O processo de reabilitação é longo e compreende etapas de acordo com idade e crescimento. Cirurgia plástica, fonoaudiologia e odontologia são especialidades consideradas o tripé básico da reabilitação. Em geral, a criança com fissura labiopalatina é submetida a cirurgia de lábio por volta dos 6 meses de idade, e a partir dos 3, e o procedimento de fechamento do palato por volta dos 18 meses de idade. Outras cirurgias podem ser necessárias no futuro. O acompanhamento e intervenções da fonoaudiologia e odontologia são fundamentais para uma adequada reabilitação."
Para os pais de Miguel, Carmenluce e Mário, que têm acompanhado de perto o tratamento e os procedimentos da criança, a oportunidade de realizar os procedimentos foi imprescindível para mudar para melhor a vida do menino. “Com certeza as cirurgias foram muito importantes, porque nem todo mundo tem condições de pagar para fazer, então o Mutirão foi muito bom. Agradecemos muito aos médicos e a todos os envolvidos. Nós, como pais, ficamos muito felizes por termos recebido essa benção!”

Mutirão de Reparação de Lábio Leporino
Em 2019, a Rede Mater Dei realizou, em parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte, o Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, com oferta de cirurgias gratuitas para a reparação da má formação. Foram selecionados pacientes de diversas partes do Estado que não são assistidos por outros serviços. 
 
Tratamento
Para preservar a qualidade de vida do paciente com lábio leporino é necessário que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível, para que possa iniciar o tratamento adequado de acordo com o nível da malformação. “A necessidade de intervenção cirúrgica dependerá do acometimento da fissura (lábio, gengiva e palato) e da extensão dessa (completa ou incompleta, unilateral ou bilateral). Com o crescimento facial, cirurgias para melhoria da oclusão dentária, função respiratória e estética nasal podem ser necessárias”, relata o médico.




 

Publicado em: 12/02/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...
04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...