Você já sabe as diferenças entre os testes para detecção da Covid-19? - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Você já sabe as diferenças entre os testes para detecção da Covid-19?

Você já sabe as diferenças entre os testes para detecção da Covid-19?

 
A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza diferentes tipos de testes para o diagnóstico da Covid-19. Por esse motivo, várias dúvidas têm surgido a respeito de qual teste é o mais adequado, qual é a precisão de cada um e como é realizado cada exame. Confira as orientações e as descrições abaixo, e fique informado sobre o assunto.
 
Quando devo fazer o exame?
 
Em caso de contato com suspeito:
 
De 5 a 15 dias após o contato, caso tenha sintomas. 
É necessário que o paciente se mantenha em observação clínica e distanciamento social entre 3 a 15 dias, de acordo com orientação médica.

Para realizar os testes:
PCR teste molecular: 5 a 15 dias após o contato; 
IgA/IgM: mais de 10 dias de sintomas;                                               
IgG Coronavírus e Anticorpos totais Coronavírus, indicado para mais de 15 dias de sintomas.  
 
Para simplificar, existem dois grandes grupos anticorpos: as imunoglobulinas das classes M (IgM) e G (IgG). Essas proteínas, fabricadas quando um agente infeccioso invade o corpo pela primeira vez, são uma forma de proteção natural.
 
PCR para coronavírus
 
O exame de PCR para coronavírus informa se você está infectado no momento. Ele é útil para isolar as pessoas infectadas, direcionar o tratamento e rastrear outras pessoas que tiveram contato e estão potencialmente infectadas.
Um resultado negativo não exclui presença da infecção e o positivo pode permanecer por mais de 15 dias em algumas pessoas.
 
Tipo de amostra: swab nasal e orofaringe;
Período indicado: Do 5º ao 10 º dia de sintomas;
Divulgação do resultado: até 72h.
Urgente: 48h 
 
Sorologia
 
A chamada sorologia é o exame capaz de detectar os níveis de anticorpos IgM e IgG ou IgA e IgG no sangue. Ou seja, o resultado do teste diz se a pessoa já teve contato com o vírus SARS-CoV-2 e o sistema imunológico produziu os anticorpos contra a doença. 
 
IgG para coronavírus
 
O exame de IgG e anticorpos totais detecta se você foi infectado pelo coronavírus no passado e desenvolveu anticorpos contra o vírus.
São mais específicos para SARS-CoV-2, isto é, os positivos realmente indicam contato prévio com o vírus, mas não informam por quanto tempo a pessoa estará protegida contra o vírus.
 
Tipo de amostra: coleta de sangue venoso;
Período indicado: a partir do 15º dia de sintoma;
Divulgação do resultado: até 72h.
 
IgA e IgG para coronavírus
 
Este exame detecta anticorpos produzidos pelo organismo contra o coronavírus por métodos sorológicos, ou seja, se você está ou foi infectado pelo coronavírus no passado. Sendo útil para identificar pessoas com imunidade ao vírus e o número de pessoas que foram infectadas numa determinada população. Uma das limitações deste teste é que ainda não está claro se os anticorpos são protetores, quanto tempo dura a imunidade e qual valor ou tipo de anticorpo é protetor. 
Um teste negativo não afasta infecção passada nos primeiros dias de sintomas (até 10 dias), já um teste positivo isolado pode estar relacionado a outras infecções virais.
 
Tipo de amostra: coleta de sangue venoso;
Período indicado: a partir do 7º dia de sintoma;
Divulgação do resultado: até 3 dias.
 
IgM/IgG para coronavírus e teste rápido

O exame de IgA e IgM identifica pessoas com imunidade ao vírus e o número de pessoas que foram infectadas numa determinada população. Pode acontecer de ser positivo na presença de outras infecções virais, sendo assim, não define infecção.
Tipo de amostra: coleta de sangue venoso; 
Período indicado: a partir do 7º dia de sintomas;
Divulgação do resultado: no mesmo dia.
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu a liberação de pagamento dos exames para pessoas com suspeita de infecção, isto é, pessoas que apresentarem sensação febril ou febre, coriza e dor de garganta ou dificuldade respiratória.
 
Para garantir a segurança de todos, a Rede Mater Dei de Saúde adotou fluxos separados para pacientes das demais especialidades dos pacientes com sintomas respiratórios, em todos as unidades da Rede. 
O Laboratório da Rede conta com o novo serviço de Drive-Thru para coleta de exames laboratoriais e vacinas, proporcionando ainda mais comodidade e segurança no momento da coleta. Para mais informações sobre valores e cobertura de convênios, ligue para (31) 3339-9010. 
 
Na Rede Mater Dei, exames realizados de maneira particular não necessitam de pedido médico.
 

 

Publicado em: 10/07/2020

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados covid 19 mater dei exames

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
13 Dezembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde é premiada...

Na última terça-feira (06), a Rede Mater Dei de Saúde foi premiada na categoria Hospital Privado Destaque pelas ações de combate à Covid-19, do Prêmio Benchmarking Saúde 2021 em Salvador, promovido pela Criarmed. Luciana Silva, diretora clínica do Mater Dei...
17 Dezembro 2021

Confira como foi a 11ª edição da...

Em novembro, ocorreu a 11ª Edição da Campanha Mater Dei na Luta Contra o Câncer. Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitas para que mulheres e homens realizassem os exames de mamografia e PSA (exame de sangue para detectar alteração na próstata) além de...