Câncer colorretal: receio de ir a hospitais na pandemia reduz procura por exames preventivos - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Câncer colorretal: receio de ir a hospitais na pandemia reduz procura por exames preventivos

Câncer colorretal: receio de ir a hospitais na pandemia reduz procura por exames preventivos

27/03 Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, como forma de apoio à campanha, a Rede Mater Dei de Saúde iluminou a fachada de seus três hospitais de azul, cor que simboliza a data, durante toda a semana. A campanha “Março Azul Marinho” visa conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal. Também conhecido como câncer de intestino, a doença é um tipo de tumor que se inicia na parte final do intestino, antes do ânus (área chamada de cólon e reto).  

A Rede Mater Dei de Saúde alerta desde o início da pandemia sobre a existência de sintomas que não podem esperar, bem como a necessidade de estar em dia com exames de rotina e a importância de diagnósticos precoces para tumores malignos. No entanto, em decorrência do receio de ir aos hospitais, causado pela pandemia, houve um aumento significativo dos casos de câncer colorretal. 

O médico, Coordenador do Serviço de Endoscopia do Mater Dei Contorno, Vitor Arantes, relata que foi realizado um levantamento estatístico no Mater Dei Contorno, conduzido pela coordenadora de enfermagem, Thayana Silva, a respeito dos resultados dos exames de pacientes atendidos no 4° trimestre de 2020 e comparou ao mesmo período do ano de 2019. 

De acordo com os dados obtidos, verificou-se que em 2020, 117 pessoas de ambos os sexos realizaram colonoscopia, ante 145 realizados em 2019. Vale ressaltar que a prevalência do grupo de pessoas em sua maioria era do sexo masculino. Dos exames realizados em 2019, 36,55% foram positivos para o adenoma e em 0,69% dos pacientes se obteve o diagnóstico de adenocarcinoma (câncer).  

Em 2020 foram realizados menos exames de rastreamento, porém as taxas de detecção de lesões foram substancialmente maiores: adenomas em 51,40% da população estudada, e adenocarcinoma, em 3,74%. Estes dados confirmam observações semelhantes publicadas em países europeus como Itália e Holanda. 

“Os dados mostram uma redução a partir do início da pandemia no número de pessoas que procuraram o serviço para realizar o exame de colonoscopia que possibilita a rastreabilidade de pólipos, que, por sua vez, são lesões silenciosas localizadas na superfície interna do intestino e que podem se transformar em câncer colorretal, caso não sejam identificadas e retiradas”, conta o médico. Sendo assim, o rastreamento através do exame de colonoscopia é um dos principais meios preventivos contra o câncer colorretal e deve ser realizado principalmente por pessoas a partir dos 45 anos de idade, segundo diretrizes mais recentes.  

O diagnóstico precoce é um dos principais fatores para a cura do câncer de cólon e reto, e do aumento da taxa de sobrevida. O método diagnóstico ideal para este rastreamento é o exame de colonoscopia. 

Os seguintes sintomas podem indicar a suspeita de câncer colorretal, e, nesse caso, é recomendada uma avaliação médica por especialistas:  

Presença de sangue nas fezes;
Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre, alternados);
Dor ou desconforto abdominal, fraqueza e anemia;
Perda de peso sem caso aparente;
Alteração na forma das fezes (fezes afiladas ou em fita);
Presença de massa (tumoração) abdominal;
Pesquisa de sangue oculto nas fezes positiva. 

Atendimento completo e especializado para você ficar bem:
 
Fique atento ao bem mais importante que possui: sua saúde! Caso identifique algum dos sintomas que possam indicar câncer colorretal, não hesite em procurar um especialista. A Rede Mater Dei de Saúde possui atendimento especializado nas estruturas ambulatoriais do Mais Saúde e no Pronto-socorro, além de contar com especialistas em endoscopia treinados no rastreamento do câncer, trabalhando em conjunto com equipes multidisciplinares.

A Rede Mater Dei realiza o exame de colonoscopia para detecção do câncer colorretal nas unidades Mater Dei Contorno, Santo Agostinho e Betim-Contagem. Realize o agendamento do seu exame entrando em contato pelo número (31) 3339-9800 ou www.materdei.com.br. Seguindo fluxos de excelência e segurança para você ficar bem, será realizado uma pré-consulta e logo após o agendamento do exame. 
 
Responsável: 
Vitor Arantes - Coordenador Médico da Endoscopia do Mater Dei Contorno
CRM - MG 27810


 

Publicado em: 16/03/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...