Câncer de estômago  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Câncer de estômago 

O câncer de estômago é a segunda neoplasia maligna mais incidente do trato gastrointestinal, com mais de 20 mil novos casos registrados no ano de 2012, no Brasil. Sua ocorrência encontra-se intimamente relacionada a fatores ambientais e dietéticos.

Os países em desenvolvimento, como o Brasil, apresentam cerca de dois terços de todos os casos mundiais. “Uma dieta rica em alimentos com alta concentração de sal e mal conservados, e pobre em frutas e vegetais aumenta o risco do desenvolvimento da doença”, explica o oncologista do Hospital Mater Dei Alexandre Jácome. A infecção pela bactéria Helicobacter pylori representa o fator de risco mais importante para o desenvolvimento do câncer de estômago. Mas, de acordo com o médico, tem se observado uma redução do número de casos novos nos últimos anos, possivelmente por mudanças favoráveis nos hábitos alimentares e também pela redução da prevalência da infecção pela bactéria H. pylori.

O diagnóstico do câncer de estômago é realizado a partir do surgimento de sintomas como desconforto em porções superiores do abdome, perda de apetite, perda de peso e sensação de empachamento após as refeições. “Por se tratarem de sintomas encontrados em outras condições clínicas, frequentemente o diagnóstico é realizado tardiamente. Uma vez suspeitado, deve-se realizar o exame de endoscopia digestiva alta seguido de biópsia de lesões suspeitas”, recomenda Alexandre.

O tratamento desse tumor é predominantemente cirúrgico, consistindo na ressecção de todo o órgão ou de parte dele, associada à remoção dos gânglios linfáticos próximos ao estômago. Com exceção de tumores em estágios muito precoces, a maioria dos pacientes necessitará de tratamentos complementares após a cirurgia, tanto combinados, como quimioterapia e radioterapia, como compostos apenas de quimioterapia que, por sua vez, também pode ser realizada antes do procedimento cirúrgico em alguns pacientes. Cerca de um terço dos pacientes com câncer de estômago apresenta-se com doença avançada, tornando o tratamento baseado essencialmente em quimioterapia. Tratamentos relacionados ao câncer de estômago são realizados no Centro de Oncologia do Hospital Mater Dei.
 

RESPONSÁVEL:
Alexandre Jácome
Oncologista
CRM-MG: 40740

Posts Relacionados

28 Julho 2016

Hepatites virais podem progredir para...

Você sabia que entre as causas do câncer de fígado, o hepatocarcinoma, estão as hepatites virais? O médico oncologista do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei, Alexandre Jácome, conta que os tipos B, C e D apresentam relação com este tipo de câncer.
04 Fevereiro 2019

Imunoterapia e câncer

Um novo tratamento tem ganhado grande relevância na oncologia, a imunoterapia. Além de ajudar diretamente o sistema de defesa do corpo humano, o tratamento atua em vias anômalas, que causam a progressão do câncer.
02 Fevereiro 2017

Médico do Hospital Integrado do...

O oncologista clínico do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei - HIC, Alexandre Jácome é um dos três brasileiros membros do corpo editorial do World Journal of Gastrointestinal Oncology.