Câncer de vesícula biliar - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Câncer de vesícula biliar

A vesícula biliar é o órgão responsável pelo armazenamento e liberação da bile, substância produzida pelo fígado. O câncer nessa localidade é raro e o diagnóstico tardio porque os sintomas aparecem, em sua maioria, quando o estágio da doença já está avançado, fazendo com que o tratamento seja mais complexo.

Os sintomas tardios correspondentes à doença são: 

  1. Dores abdominais no lado direito superior da barriga
  2. Icterícia (amarelamento das secreções e pele)
  3. Vômito e enjoo
  4. Febre
  5. Inchaços
  6. Perda de peso e apetite
  7. Nódulos causados pelo inchaço do órgão. 

Pacientes com histórico de doença na vesícula biliar e obesos têm maior risco de desenvolver a doença e devem consultar regularmente o gastroenterologista. Ele indicará exames complementares como Ultrassom, Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada que auxiliam no diagnóstico.

Quando diagnosticado precocemente, esse tipo de câncer é normalmente tratado através de cirurgia. Caso a doença esteja em estágio mais avançado, além da possibilidade de cirurgia, é recomendada a quimioterapia e radioterapia, para eliminação das células tumorais presentes no organismo. 
 

Hospital Integrado do Câncer Mater Dei

O Hospital Integrado do Câncer está localizado no Mater Dei Contorno com entrada pela rua Uberaba, 900 - Barro Preto. Agende a sua consulta com os nossos especialistas: (31) 3401-7490 ou (31) 9 9859-2384 (WhatsApp).


RESPONSÁVEL:
Cristina Barbosa Leite Pirfo
CRM-MG: 43962
Oncologista clínica

 

Posts Relacionados

27 Janeiro 2020

Felicidade do fim do ciclo de...

O fim de um ciclo sempre abre espaço para um novo, cheio de novidades e coisas boas, e essa é a esperança do Jonnathan de Souza, que encerrou o seu 12º e último ciclo de quimioterapia no Hospital Integrado do Câncer, no Mater Dei Betim-Contagem
17 Setembro 2021

Setembro Dourado: mês é sinônimo de...

O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Dourado” e o período é utilizado para fazer um alerta para as famílias e profissionais de saúde sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do Câncer Infantojuvenil.
02 Setembro 2016

Combate ao câncer infantojuvenil

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), atualmente estima-se que, em média, 70% das crianças atingidas pelo câncer podem ser curadas. Para isso, especialistas afirmam que a definição de um diagnóstico precoce é imprescindível.