Dores na coluna vertebral  - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Dores na coluna vertebral 

A dor nas costas ou, lombalgia, como é mais conhecida no meio médico, constitui uma doença cada vez mais frequente na população. São várias as possíveis causas das dores nas costas.  Devemos considerar como eventuais possibilidades, as deformidades de alinhamento que são as cifoescolioses, as fraturas e os tumores, entretanto, a causa mais frequente está relacionada à musculatura e ao processo degenerativo que constitui a artrose.
 

O meio mais efetivo de abordagem das lombalgias é através da sua prevenção. Hábitos de vida saudáveis como a prática regular de exercícios físicos e alimentação adequada. Evitar o sobrepeso e não fumar são formas de prevenir esta doença que atinge um número cada vez maior de pessoas em todo o mundo.
 

O tratamento médico apresenta êxito na maior parte das situações, sendo a associação de medicamentos e reabilitação fisioterápica, os principais pilares do tratamento conservador. Em situações específicas e quando o tratamento conservador não tem sucesso, há o recurso da intervenção cirúrgica que apresenta resultados muito satisfatórios e com a possibilidade de correção da maior parte dos problemas persistentes da coluna vertebral.



RESPONSÁVEIS:
Luiz Claudio França
Ortopedista e Traumatologista
CRM-MG: 28780

 

Rafael Gonçalves Duarte
Ortopedista e Traumatologista
CRM-SP: 41762


Posts Relacionados

21 Novembro 2016

Bruxismo: o que você sabe sobre ele?

Mais Saúde Mater Dei disponibiliza aos pacientes atendimento ambulatorial e conduz aos exames necessários para diagnóstico e controle do hábito.
29 Maio 2019

Centro para tratamento em Esclerose...

Com atendimento no Mais Saúde, a Rede Mater Dei de Saúde inaugurou o centro com o objetivo de promover rapidez, conforto e segurança no tratamento, principalmente em relação a infusão dos medicamen​tos
28 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde oferece...

Cláudia Lopes, coordenadora do Serviço de Reumatologia da Rede Mater Dei de Saúde, conta que, atualmente, as queixas do sistema músculo-esquelético representam cerca de 20% das consultas médicas na atenção primária à saúde.