Cuidar dos rins também proporciona qualidade de vida - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Imprensa » Cuidar dos rins também proporciona qualidade de vida

Cuidar dos rins também proporciona qualidade de vida

Em 10 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 850 milhões de pessoas sofrem de doença renal crônica (DRC) no mundo, sendo que 2 a 4 milhões morrem anualmente em decorrência da enfermidade. 

O objetivo desta data, portanto, é conscientizar as pessoas e reduzir o impacto de doenças renais em todo o mundo. A detecção precoce de patologias nos rins e a adoção de condutas terapêuticas apropriadas podem oferecer uma qualidade de vida aos pacientes.

Os rins têm muitas funcionalidades, dentre elas estão: regulação da pressão arterial, filtragem do sangue, eliminação das toxinas do corpo, controle da quantidade de sal e água no organismo, produção de hormônios - que evitam a anemia e doenças ósseas, entre outras. E a Doença Renal Crônica (DRC) caracteriza-se por uma lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, principalmente para essas funções que o órgão desempenha.

De acordo com o médico Marcus Lasmar, coordenador da Nefrologia da Rede Mater Dei de Saúde, “em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Os principais fatores de risco para ocasionar a doença são a diabetes e a hipertensão arterial, especialmente quando associados ao tabagismo. Diante desse quadro, para cuidar bem dos seus rins é necessário um bom controle da pressão arterial e da glicose”. 

Buscando um Especialista:

O médico nefrologista é o profissional dedicado ao diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, principalmente relacionadas ao rim.

Na maioria dos casos essas doenças não apresentam muitos sintomas nas fases iniciais e quando há um sinal de alerta, pode ser que o problema esteja bastante evoluído. Por isso é preciso destacar alguns sinais que o organismo possa dar, como:

- Pressão alta e diabetes;
- Inchaço ao redor dos olhos e nas pernas;
- Redução na produção de urina;
- Dificuldade de urinar;
- Alteração na urina: urina com sangue, urina com muita espuma;
- Inchaço nas mãos, rosto e pernas
- Falta de ar;
- Náuseas e vômitos frequentes.

Segundo Marcus Lasmar, “a maneira mais eficaz para identificar precocemente as doenças renais é por meio de exames de sangue (uréia e creatinina) e urina. A dosagem da creatinina sanguínea permite calcular a taxa de filtração sanguínea dos rins. Se reconhecer qualquer um dos sintomas, é essencial buscar um médico e realizar uma avaliação criteriosa”.

Serviços de Nefrologia ofertados pela Rede Mater Dei

A Rede Mater Dei de Saúde oferece uma estrutura completa e diferenciada para atender os pacientes com insuficiência renal e realizar hemodiálises. O Serviço de Hemodiálise está localizado nas unidades Mater Dei Contorno, Betim-Contagem e Mais Saúde Mater Dei - Ambulatório de Cuidados Continuados, e conta com uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, nefrologistas e nutricionistas. Além disso, tem instalações modernas e boxes individuais, amplos e confortáveis. 

“Há 18 anos realizando o Transplante Renal, o Mater Dei foi um dos primeiros hospitais de Belo Horizonte a fazer esse tipo de cirurgia. Atualmente, o serviço na Rede Mater Dei atende a pacientes internados e externos, contando com todo o suporte de um hospital de referência em Belo Horizonte, com certificação de organizações internacionais e todos os recursos para tratamento de eventuais intercorrências dos pacientes em hemodiálise, e grande facilidade para internação, inclusive em Centro de Terapia Intensiva. Assim, toda a equipe profissional está voltada não somente para a realização das sessões de hemodiálise ambulatorial, mas para oferecer um amplo suporte, tanto para os pacientes renais crônicos quanto para seus familiares”, esclarece o coordenador.

O Serviço de Hemodiálise tem atendimento 24h para pacientes internados no CTI e atendimento de segunda-feira a sábado, em dois turnos. Além disso, o Mater Dei Betim-Contagem e o Mais Saúde Mater Dei - Ambulatório de Cuidados Continuados disponibilizam atendimento ambulatorial. Para agendar sua consulta, entre em contato pelo (31) 3339-9595.




 



Publicado em: 09/03/2022

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Rim Doeça renal hemodiálise

Posts Relacionados

09 Março 2022

Cuidar dos rins também proporciona...

Em 10 de março é celebrado o Dia Mundial do Rim. Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), cerca de 850 milhões de pessoas sofrem de doença renal crônica (DRC) no mundo, sendo que 2 a 4 milhões morrem anualmente em decorrência da enfermidade.
21 Outubro 2016

Rede Mater Dei de Saúde faz expansão...

A Rede Mater Dei de Saúde vai inaugurar, no dia 24 de outubro, o novo espaço do Serviço de Hemodiálise.
10 Março 2021

Dia Mundial do Rim: é possível viver...

Anualmente é comemorado, na segunda quinta-feira do mês de março, o Dia Mundial do Rim. Neste ano de 2021, o evento criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) será celebrado no dia 11 de março e tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em...