Rede Mater Dei de Saúde e Instituto Mano Down: Parceria de sucesso - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Rede Mater Dei de Saúde e Instituto Mano Down: Parceria de sucesso

Rede Mater Dei de Saúde e Instituto Mano Down: Parceria de sucesso

No dia 21 de março celebramos o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi criada pela Down Syndrome International e é comemorada desde 2006. O dia 21 de março (21/03) foi escolhido por representar a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética.

O objetivo do dia é disseminar informações sobre a Síndrome de Down e conscientizar a população sobre a importância da promoção do direito, inerente às pessoas com Síndrome de Down, de desfrutar uma vida plena e digna, como membros ativos e valorizados em suas comunidades e na sociedade.

Sempre preocupada com o bem-estar das pessoas, a Rede Mater Dei de Saúde apoia o Instituto Mano Down. O Instituto, criado em 2010 por Leonardo Gontijo, busca oferecer oportunidades para pessoas com Síndrome de Down serem protagonistas de suas histórias. O projeto busca ser um ponto de apoio de atividades culturais para desenvolvimento das capacidades e inclusão de pessoas com a síndrome, fazendo-as terem uma vida social ativa e estimulando a descoberta e o aprimoramento de suas habilidades.

No ano de 2020, a parceria entre o Mano Down e a Rede impactou diretamente cerca de 300 famílias em prol da inclusão. Para o presidente e fundador do Instituto, Leonardo Gontijo, “a invisibilidade social e o isolamento são problemas que os portadores da síndrome sempre enfrentaram e que nós lutamos para que acabem. Temos avançado nesse sentido, mas nesse período de pandemia tivemos retrocessos, e eles têm sofrido ainda mais com a necessidade de ficarem distantes das atividades, do trabalho, dos amigos e de muitas outras coisas que são importantes para o desenvolvimento, a socialização e a inclusão deles na sociedade. Por isso, a parceria com o Mater Dei se tornou ainda mais importante por nos permitir continuar a fazer o nosso trabalho, mesmo que por meios digitais.”

Para marcar o dia 21/03, o Instituto Mano Down preparou diversas atividades online que estão acontecendo durante todo o mês de março. Como forma de encerramento das comemorações, será realizada no próximo domingo, dia 28/03, a partir das 9h, a 7ª edição da Caminhada Online “Up and Down – Conectados pela Inclusão”. A caminhada, já tradicional nas comemorações promovidas pelo projeto, tem o objetivo de promover, por meio do esporte e da cultura, um novo olhar da sociedade sobre as habilidades e potencialidades das pessoas com T21, além de estimular a socialização e a inclusão.

Com transmissão ao vivo pelo YouTube do Instituto e flashes compartilhados nas redes sociais, o evento contará com diversas atividades culturais e esportivas, além de um show com o músico, portador da Síndrome de Down, Dudu do Cavaco.

As inscrições podem ser realizadas através do site: http://bit.ly/CAMINHADA_MD2021 



Publicado em: 19/03/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados mater dei mano down

Posts Relacionados

11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...