Rede Mater Dei investe em tecnologia de ECMO - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mater Dei investe em tecnologia de ECMO

Reforçando seu compromisso com a qualidade pela vida, a Rede Mater Dei de Saúde investe em uma técnica sofisticada, capaz de salvar vidas: a oxigenação por membrana extracorpórea - ECMO, uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar. O serviço oferecido pelo Mater Dei funciona dentro dos Centros de Terapia Intensiva (CTI), adulto, pediátrico e neonatal dos Hospitais da Rede e conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. 




Veja mais informações sobre a ECMO:

O que é ECMO?


ECMO (oxigenação por membrana extracorpórea) é uma terapia de suporte indicada a pacientes com grave disfunção pulmonar ou cardiopulmonar, realizada a partir de uma tecnologia que mimetiza a função natural do coração e dos pulmões, permitindo que o paciente poupe esses órgãos enquanto a doença de base é enfrentada. 

Qual o objetivo da ECMO?


O objetivo da ECMO é substituir, de forma temporária, a função pulmonar ou cardiopulmonar, mantendo a perfusão tecidual adequada e reduzindo os danos relacionados à hipóxia e à hipoxemia. 

Como funciona a ECMO?


O equipamento consiste em um conjunto de cânulas, tubos, membrana oxigenadora e bomba propulsora, e possibilita que o sangue desoxigenado seja drenado do sistema venoso, atravesse uma membrana oxigenadora e depuradora de CO2 e seja reintroduzido no organismo. 

Para realizar a substituição pulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito venoso; para realizar a substituição cardiopulmonar, o sangue arterializado é reintroduzido no leito arterial. 

Quando a ECMO pode ser utilizada?


Recomenda-se a utilização da ECMO quando a patologia de base é reversível. No neonato a ECMO pode ser utilizada nos quadro de hipóxia grave relacionadas à aspiração meconial, hérnia diafragmática e hipertensão pulmonar persistente do recém nascido. Também pode ser utilizada nos casos de choque refratário de qualquer etiologia, desde que  exista tratamento específico para a doença de base.

No público pediátrico e adulto, os quadros de desconforto respiratório agudo (SDRA), contusões pulmonares severas, falência cardíaca refratária e de etiologia reversível, como nas miocardites, podem também ser enfrentados com o suporte da ECMO, com excelentes resultados. 

Quando a ECMO não deve ser utilizada? 


A ECMO não deve ser utilizada em pacientes que sofram de condições clínicas irreversíveis, patologias crônicas, que tenham sido submetidos a longos períodos de ventilação mecânica, ou que possuem lesões anatômicas irreversíveis. 

Através da disponibilização da tecnologia, equipe multidisciplinar capacitada, ações de educação continuada e parcerias com instituições de referência, o Programa de ECMO reforça o compromisso da Rede Mater Dei em proporcionar o melhor tratamento possível aos seus pacientes. 

Publicado em: 19/08/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados ECMO Mater Dei Oxigenação

Posts Relacionados

03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...