A importância da imunização em todas as fases da vida - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » A importância da imunização em todas as fases da vida

A importância da imunização em todas as fases da vida

O dia 9 de junho é marcado por celebrar o Dia Mundial da Imunização, data que reforça a importância dos cuidados com a saúde e a atualização do caderno de vacinas. A imunização está entre os quatro eventos que contribuíram para o aumento da expectativa de vida da humanidade, juntamente com o saneamento básico, a descoberta do antibiótico e outros avanços da medicina. 
 
O termo “vacina” foi cunhado e testado cientificamente em 1798 por Edward Jenner, que inoculou em um garoto um líquido extraído de uma pústula de varíola humana. James não adoeceu, demonstrando  a eficácia de proteção deste processo contra a varíola . No Brasil, o Programa Nacional de Imunização foi institucionalizado em 1975, organizando a integridade das ações de imunizações realizadas no país.

A saúde deve ser tratada por completo e manter a vacinação em dia é a melhor forma de prevenir diversas doenças, pois as vacinas estimulam o corpo a produzir defesas imunológicas que nos protegem contra várias enfermidades. No entanto, mesmo já sendo uma velha conhecida, desde o último ano temas como eficácia e segurança das vacinas ganharam grande protagonismo, com a corrida para o desenvolvimento destes imunizantes para combater a pandemia da SARS-CoV-2. 

De acordo com a médica patologista Flávia Massote, do Laboratório de Patologia Clínica da Rede Mater Dei de Saúde, apesar do grande interesse pela vacinação contra o coronavírus, paradoxalmente vem se observando uma queda nas coberturas vacinais em todos os estados brasileiros. “Conforme estudo feito pelo  IEPS (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), com base em dados do Ministério da Saúde, chegou-se à conclusão que ao menos metade dos municípios brasileiros não atingiu a meta estabelecida pelo PNI (Plano Nacional de Imunizações) aumentando o risco de ressurgirem doenças preveníveis”.

Se as taxas de cobertura nas crianças preocupam, a falta de conhecimento e de campanhas públicas que elucidam a importância das vacinas para os adultos torna as coberturas nesta faixa etária ainda piores. A OMS (Organização Mundial de Saúde) reitera que temos hoje 20 doenças imunopreveníveis, e que as vacinas evitam três milhões de mortes por ano. Além disso, ao tomar uma vacina, a redução da circulação daquele agente, vírus ou bactéria, acaba protegendo também as outras pessoas que não se vacinaram. 
 
A médica explica ainda a importância da vacinação: "a prática da vacinação é bastante segura e, ao contrário das falsas informações de que sobrecarregam o sistema imune, ela prepara o sistema imunológico para lidar melhor com as ameaças que ele sofre naturalmente. Trata-se isoladamente da medida mais custo-efetiva de prevenção em saúde, sendo mais que um dever, um direito de todos”.

As vacinas indicadas para os adultos no Brasil protegem contra tuberculose, hepatite A e B, sarampo, rubéola, caxumba, tétano, coqueluche, influenza (gripe), febre amarela, pneumonia, meningite, HPV e Herpes Zoster. Em caso de viagem para o exterior, procure o Centro de Suporte à Saúde do Viajante na sua cidade, para adequação das vacinas indicadas por cada país, com pelo menos um mês de antecedência.

Mantenha o seu cartão de vacinação atualizado!

Para saber se você está com todas as vacinas em dia, o ideal é procurar um serviço de vacinação, público ou privado, com seu cartão de vacinas em mãos.  Caso você não tenha seu cartão, você pode solicitar seu histórico vacinal no posto de saúde que frequenta ou mesmo na clínica de vacinação da sua preferência. Entretanto, se você se mudou ou não tem assiduidade em um único estabelecimento, o serviço pode atualizar suas vacinas baseado na sua faixa etária. 

Mater Dei Vacina
 
O Mater Dei Vacina pode te ajudar a atualizar seu cartão de vacina, com condições especiais de pagamento neste mês da Imunização.

A Rede Mater Dei de Saúde, por meio do Mater Dei Vacina, disponibiliza as principais vacinas do nascimento até a fase adulta e a terceira idade. Além das vacinas exigidas no calendário oficial brasileiro, o Serviço oferece também imunização que a rede pública não dispõe para a população. 

A imunização é feita em sala específica, proporcionando aos clientes um atendimento humanizado e personalizado. A equipe do Mater Dei Vacina recebe capacitação frequente com o objetivo de oferecer mais conforto para os pacientes.

Para dúvidas e orçamento, entre em contato pelos telefones: (31) 3339-9010 | (31) 99991-9208 (WhatsApp) ou pelo e-mail: [email protected]
 


 

Publicado em: 09/06/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...
03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...