Evento discute o tratamento de sintomas físicos inexplicados - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Evento discute o tratamento de sintomas físicos inexplicados

Evento discute o tratamento de sintomas físicos inexplicados

No dia 10 de setembro, das 8h às 12h30 acontece o IV Simpósio de Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde, no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho. Este ano, será abordado o tratamento de sintomas físicos inexplicados, discutindo o diagnóstico e o tratamento de síndromes funcionais. O Simpósio envolve médicos de diferentes especialidades além da psiquiatria, como a neurologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e anestesiologia. O objetivo é promover o constante diálogo e troca de informações essenciais para o tratamento multidisciplinar exigido pela medicina moderna.

Sobre o tema, o coordenador da Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde, Rodrigo de Almeida Ferreira, conta que “muitas pessoas já procuraram atendimento médico para o esclarecimento de um sintoma físico e não encontraram uma resposta. Isso ocorre porque boa parte desses sintomas é provocada pelas chamadas síndromes funcionais. Elas são estudadas no campo da medicina conhecido como psicossomática”. 

São exemplos de síndromes funcionais a fibromialgia, a síndrome do intestino irritável, a pseudocrise convulsiva, a dor crônica e a dispepsia funcional. De acordo com o médico, “dados revelam uma prevalência de síndromes funcionais de 38% em determinadas populações, levando a incapacitação significativa. Mesmo após extensa investigação médica, em até 84% dos casos não é possível identificar uma causa física para os sintomas. As causas envolvem, além de fatores físicos, fatores psicológicos, como personalidade, depressão, ansiedade e fatores ambientais, como estresse, sedentarismo e traumas”. Dessa forma, “a psicossomática estuda a influência dos fatores citados sobre o aparecimento de doenças físicas. A psiquiatria de ligação utiliza as ferramentas fornecidas pela psicossomática para ajudar as outras especialidades médicas a entender o aparecimento das síndromes funcionais e fazer seu tratamento”, esclarece o psiquiatra Rodrigo. 

O evento é direcionado aos médicos de diversas especialidades, profissionais e acadêmicos de medicina, psicologia, enfermagem e de outras áreas da saúde. 

Inscrição: 
Acadêmicos e residentes: R$ 40,00 - Profissionais: R$ 80,00
Conta-corrente para depósito: Credicom (756) – Ag. 4027 – 288951123
Depois que fizer o depósito, envie um e-mail para [email protected], com o seu nome completo e comprovante de pagamento da taxa de inscrição

Confira a programação:
8h as 9h - Conferência de abertura: Síndrome metabólica em doenças psiquiátricas – Paulo José R. Teixeira
Mesa Redonda 1: Dor - 9h as 10h30 
9h  - Aspectos gerais do tratamento do paciente com dor crônica – Ariel Feitas Q. Américo
9h30  - Uso de antidepressivos no tratamento da dor crônica – Rodrigo Barreto Huguet
9h50  - Manejo do paciente com abuso ou dependência de opioides – Antônio Augusto B. Alvim
10h10  - Discussão

10h30 as 10h50  - Coffee-break

Mesa Redonda 2: Doenças psicossomáticas 10h50 às 12h30 
10h50  - Pseudocrise compulsiva – Philipe Marques da Cunha
11h10  - Abordagem do paciente com zumbido – Anna Paula Ávila
11h30  - Dispepsia funcional – Célia Coutto 
11h50  - Tratamento psiquiátrico em pacientes somatizadores – Mohamad Refei Saleh


RESPONSÁVEL:
Rodrigo de Almeida Ferreira
Coordenador da Psiquiatria de Ligação da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 45705


Publicado em: 10/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados psquiatria Simpósio Psicologia

Posts Relacionados

18 Julho 2019

IV Simpósio de Uro-oncologia da Rede...

Com o objetivo de discutir e apresentar os mais recentes estudos da área, a Rede Mater Dei de Saúde realizou a 4ª edição do Simpósio de Uro-Oncologia. O evento, que aconteceu no dia 29 de junho, contou com palestras e mesas...
01 Julho 2016

Mater Dei discute avanços na...

Nos dias 24 e 25 de junho, aconteceu a Capacitação sobre Autismo: dos sinais de risco ao tratamento, no Centro de Convenções Dr. José Helvécio de Souza, no Mater Dei Santo Agostinho.
04 Dezembro 2020

Coordenador do serviço de...

O Coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do Mater Dei Santo Agostinho, Tiago Vasconcelos, participou de congressos de Otorrinolaringologia no último mês.