Capacitação de residentes do Mater Dei - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Mater Dei capacita residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

Mater Dei capacita residentes do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia

No intuito de complementar a formação dos residentes na área de ginecologia e obstetrícia, a Rede Mater Dei de Saúde realizou no dia 12 de dezembro um treinamento em desenvolvimento de habilidades cirúrgicas. A capacitação foi ministrada pelos médicos Claudia Laranjeira, Cassiano Moreira, Agnaldo Lopes e Daniela Saito e teve a participação de 15 residentes da Rede.

Foram utilizados simuladores “caixa preta” de endoscopia ginecológica, para aprimoramento de habilidades com pinças de videolaparoscopia e para realização de suturas. “O treinamento em caixas pretas simula a cirurgia, pois o aluno é capaz de usar as pinças de videolaparoscopia, sob a visão da câmera, como acontece na cirurgia endoscópica ginecológica. A habilidade de operar com a visão espelhada é o treinamento que o cirurgião precisa nestes procedimentos”, explica a coordenadora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Rede, Claudia Laranjeira. 

 A médica ainda ressalta que o jovem médico para completar sua formação nos programas de residência deve adquirir e consolidar conhecimento científico, assistir procedimentos cirúrgicos (ver e rever), auxiliar nas cirurgias sob supervisão para que dessa forma esteja apto a realizar os procedimentos.   

Publicado em: 27/12/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

08 Março 2017

Saúde da Mulher: investimento constante

Dentre mais de quatro mil médicos na Rede, 45% é composto por mulheres. Dos mais de 2.500 colaboradores, elas já chegam a 80%. Além disso, 56% dos clientes que passaram pela Rede em 2016 são mulheres. Para elas, os investimentos em melhorias são constantes.
04 Dezembro 2020

Coordenador do serviço de...

O Coordenador do serviço de Otorrinolaringologia do Mater Dei Santo Agostinho, Tiago Vasconcelos, participou de congressos de Otorrinolaringologia no último mês.
29 Julho 2021

Você sabia que mulheres praticantes de...

De acordo com especialistas, há alguns problemas comuns que podem ser sanados ou minimizados com ajuda médica, como irregularidades no ciclo menstrual e incontinência urinária atlética.