Por que doenças respiratórias aumentam no período de inverno? - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Por que doenças respiratórias aumentam no período de inverno?

Por que doenças respiratórias aumentam no período de inverno?

Com a chegada do inverno, algumas doenças se tornam mais frequentes, principalmente as doenças respiratórias. O grande fator de desenvolvimento dessas doenças é a tendência de maior aglomeração das pessoas. O tempo seco também contribui muito. A diminuição da umidade relativa do ar leva a uma fragilidade do sistema de defesa, o que facilita a invasão do organismo, especialmente por vírus e sequencialmente por bactérias em alguns casos. 

 

As principais doenças nessa época são a rinite - podendo ser alérgica ou infecciosa, sinusite, gripe e resfriado comum. Algumas pessoas confundem, mas há uma diferença entre gripe e resfriado. O coordenador da equipe de clínica médica da Rede Mater Dei de Saúde, Andrés De La Flor, explica: “O resfriado comum acomete somente as vias aéreas superiores, gerando sintomas como nariz escorrendo e espirros. Já a gripe, causa um quadro sistêmico, podendo ocorrer febre, mal estar, falta de apetite e prostração. Consequentemente, as pneumonias também aumentam nessa época, isso porque, na maioria das vezes, elas são decorrentes de complicações de viroses, quando as bactérias aproveitam o dano inicial para causarem infecções”, diz o médico. 

 

Para a prevenção dessas doenças, é extremamente importante se manter hidratado, ingerindo muita água, sucos e chás. Uma alimentação saudável com frutas, legumes, verduras e proteínas também é essencial para manter o organismo forte. É importante ressaltar que altos níveis de estresse também diminuem o sistema de defesa, por isso, manter a atividade física, ter períodos de descanso na rotina são atitudes essenciais para evitar contrair doenças nesse período. 

 

De acordo com Andrés De La Flor, outra grande forma para a prevenção é a vacinação. “A vacina tem dois papéis muito importantes. O primeiro, é diminuir o número de casos graves, aqueles que demandam internação hospitalar ou CTI. O outro, é diminuir a circulação dos vírus entre a população, pois quanto mais pessoas se vacinarem contra aquele tipo de doença, maior vai ser o efeito na coletividade”, conta.

 

O vírus da gripe sofre mutação todo ano, sendo assim a vacinação deve ser anual. Outra vacina importante é a  Pneumocócica, principalmente para grupos de risco, sendo idosos ou pessoas que já possuem doenças crônicas. Essa vacina não é anual, ela só precisa estar atualizada. 

 

Aproveite a leitura e assine a nossa Revista Digital para ficar por dentro de tudo que acontece na Rede. 

 

Conheça o Mater Dei Vacina

 

O Mater Dei Vacina oferece as principais vacinas, desde o nascimento até a fase adulta e a terceira idade. Além das doses do calendário oficial brasileiro, o Hospital também oferece imunização que a rede pública não dispõe para a população. Para dúvidas e orçamento, entre em contato pelo telefone: (31) 3339-9010 ou pelo e-mail: [email protected]

 

Andrés De La Flor

Coordenador da equipe de Clínica Médica da Rede Mater Dei de Saúde

CRM-MG: 31837


 

Publicado em: 04/08/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados mater dei inverno gripe

Posts Relacionados

03 Novembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde recebe medalha...

A Rede Mater Dei de Saúde recebeu a medalha que representa a condecoração de personalidades militares e civis e instituições, que contribuem de maneira ímpar para o engrandecimento do Instituto de Servidores Militares do Estado de Minas Gerais (IPSM), que se...
11 Novembro 2021

Tecnologia e inovação: Rede Mater Dei...

Com a Campanha Outubro Rosa, o debate sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, que aumenta em até 90% a chance de cura da doença, ganhou força nos últimos dias. Para garantir um diagnóstico ainda mais preciso e seguro, a Rede Mater Dei de...
22 Novembro 2021

Hospital Mater Dei anuncia a...

Mater Dei anuncia mais um importante passo em direção à sua estratégia de consolidação de ativos de referência em suas localidades de atuação, por meio da aquisição de 99,6% do Hospital Santa Genoveva. Por meio de mais essa operação – que é a terceira...