​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » ​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association

​Estudo científico é apresentado em congresso da American Heart Association

A equipe de Cardiologia da Rede Mater Dei de Saúde apresentou, no Congresso Americano de Cardiologia (AHA Scientific Sessions), um estudo científico que estabelece a correlação entre acometimento cardíaco e maior gravidade da doença por dengue. O congresso aconteceu na cidade da Califórnia, Estados Unidos, no dia 12 de novembro de 2017.

Os médicos Ariane Macedo, Carlos Eduardo Ornelas e Henrique Patrus foram os responsáveis pelo o estudo que analisou a possibilidade da elevação do exame laboratorial de Troponina, marcador muito acurado que demonstra um dano à célula cardíaca, estar relacionada a um maior risco de morte em pacientes com dengue. 

Segundo o Coordenador do Serviço de Cardiologia do Mater Dei Contorno, Henrique Patrus, o dano à célula cardíaca pode ser causado pelo infarto agudo do coração. No entanto, muitas outras doenças podem levar ao dano à célula, como infecções graves (sépsis), choque (hipotensão arterial grave), miocardites (inflamações do músculo cardíaco), arritmias, embolia pulmonar e outros. “A elevação da Troponina sinaliza, nesses casos, um agravamento do prognóstico e um alerta ao médico para que ele intensifique os cuidados e o tratamento”, explica o especialista.

Nos casos graves de dengue, o mecanismo exato para elevação de Troponina ainda não está bem definido pela ciência, podendo significar uma lesão direta à célula cardíaca ou ser consequência do estado grave de doença ou do estado de choque. “A importância desse trabalho é aumentar o conhecimento dessa doença epidêmica e estimular novos estudos, principalmente, de suas formas mais graves e com alto risco à vida.  As conclusões do estudo são o que chamamos de Formuladoras de Hipóteses, isto é, nossas conclusões são relevantes, mas precisam ainda serem corroboradas por outros trabalhos científicos já que o nosso estudo não teve a abrangência necessária para uma conclusão definitiva sobre o tema”, ressalta o médico.

Publicado em: 11/12/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Cardiologia Congresso Heart team

Posts Relacionados

04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...
05 Outubro 2018

Global Cardio Oncology Summit in Tampa

A médica cardiologista e coordenadora do Serviço de Cardio-Oncologia da Rede Mater Dei de Saúde, Patrícia Tavares Felipe Marcatti, participou do Global Cardio Oncology Summit in Tampa, em que apresentou o trabalho “Cardio-Oncologia no Brasil: Um Retrato do...
09 Agosto 2016

Médicos do Mater alertam sobre o...

Manter o saleiro o mais longe possível da mesa é importante para manter a qualidade de vida de toda a família. Essa simples mudança de hábito pode reduzir as chances de desenvolver hipertensão e até doenças cardiovasculares.