Qualidade e Segurança - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Atendimento

Qualidade e Segurança

Paciente no centro do cuidado e garantia das melhores práticas internacionais
 
Para a Rede Mater Dei de Saúde, assegurar a missão do “Compromisso com a qualidade pela vida” é atender de forma personalizada e humanizada, com segurança na assistência de saúde. O que significa aprimorar continuamente o desempenho dos seus processos, investir em estratégias para melhorar a qualidade dos serviços, estimulando o aprendizado e a cultura de segurança, sempre com o objetivo de ter o paciente no centro do cuidado.

Nesse sentido, algumas práticas assistenciais são aplicadas seguindo metodologias internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial de Saúde - OMS e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa conheça:
 
  1. Protocolos multidisciplinares.
  2. Cumprimento das Metas Internacionais de Segurança do paciente
  3. Sistema de gestão da qualidade com ações de melhoria contínuas.
  4. Controles de indicadores clínico-assistenciais.
  5. Sistema de vigilância epidemiológica e controle de infecção hospitalar.
  6. Gestão de riscos assistenciais, com práticas de controle e barreiras para os potenciais riscos.
  7. Identificação de pacientes que têm alergias e outros riscos assistenciais por meio do uso de pulseiras coloridas.
  8. Adoção das práticas internacionais de cirurgia segura.
  9. Processo ativo de gerenciamento e intervenções terapêuticas.
  10. Assistência de enfermagem com diversas ferramentas que propiciam o cuidado contínuo e de qualidade ao paciente.

A governança clínica do Mater Dei, aliada à cooperação inter-hospitalar para garantir a excelência dos serviços, a liderança no mercado e a melhoria de resultados do Mater Dei, levaram o Hospital a ser um dos fundadores, em 2001, da Associação Nacional de Hospitais Privados - Anahp: uma entidade-referência na área e que reúne alguns dos principais hospitais privados do nosso país.

Guiado por um planejamento estratégico bem estruturado e que exige da organização ciclos de melhoria contínua, evidenciados por meio de indicadores objetivamente mensurados, fez com que, em 2004, o Mater Dei Santo Agostinho fosse o primeiro hospital do Brasil, em uma capital, acreditado por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA), diretamente no nível máximo de excelência. Em 2006, o Mater Dei implantou um planejamento estratégico específico para o corpo clínico, inicialmente integrando 12 equipes médicas, hoje, mais de 30, com análise crítica de desempenho trimestral. “Vimos a necessidade de envolver o corpo clínico nos processos de gestão hospitalar e, usando a mesma metodologia das áreas administrativas e de enfermagem, desenvolvemos nossa gestão clínica, trazendo resultados assistenciais objetivamente mensurados e com ganhos expressivos em segurança, efetividade de diagnósticos e tratamentos para os pacientes”, afirma a vice-presidente Assistencial, Operacional e Diretora Clínica, Márcia Salvador Géo. Foi uma grande inovação na área hospitalar e fez o Mater Dei ser referência em governança clínica, em que o médico é parceiro da gestão e comprometido com os objetivos da Instituição. Este trabalho foi coordenado pelo presidente da Rede, Henrique Salvador.
 
Em 2008, o Mater Dei obteve a primeira certificação internacional ISO 9001:2008 RVA e, em 2009, foi certificado pela National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations – Niaho Dias, com a mesma norma que certificou hospitais norte-americanos, sendo o primeiro hospital fora dos Estados Unidos a obter tal reconhecimento. Em 2012, o Mater Dei Santo Agostinho passou a fazer parte dos Hospitais Sentinela da Anvisa, compondo um sistema integrado de gestão, com uma cultura organizacional focada em segurança assistencial e satisfação do cliente, garantindo, dessa maneira, uma melhoria contínua da qualidade do serviço e da segurança de seus pacientes. Em maio de 2016, o Mater Dei Contorno foi o primeiro Hospital de Minas Gerais e conquistar a acreditação internacional Joint Commission International – JCI“Estamos crescendo com raízes fortes, oferecendo o que há de melhor a nossos clientes, colaboradores, médicos e parceiros, e atentos às exigências do mercado e aos padrões de qualidade que fortalecem a marca Mater Dei” - vice-presidente Assistencial, operacional e diretora clínica da Rede Mater Dei de Saúde.

Canal com a JCIQuer falar com a JCI sobre questões relacionadas à segurança do paciente?  Clique aqui.

Em maio de 2017, o Programa de Cuidados Metabólicos e Bariátricos da Rede Mater Dei de Saúde foi certificado pela Surgical Review Corporation (SRC) como Centro de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™, sendo a primeira instituição de saúde de Minas Gerais acreditada nessa certificação. Além disso, 11 cirurgiões participantes do Programa, também foram certificados como Cirurgiões de Excelência em Cuidados Metabólicos e Bariátricos™. O programa reconhece cirurgiões e instalações que demonstram comprovadamente ter compromisso de oferecer alta qualidade no cuidado assistencial do paciente bariátrico. Os requisitos do processo de avaliação do programa foram desenvolvidos em conjunto com os principais cirurgiões bariátricos do mundo e foram meticulosamente estruturados para auxiliar os profissionais e as instituições a melhorarem e a manterem um alto padrão de qualidade nos cuidados e a segurança do paciente. 

A Rede Mater Dei de Saúde foi validada, em outubro de 2017, pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP) como Centro de Excelência no Controle e Prevenção do Tromboembolismo Venoso. "Para nós da Rede Mater Dei de Saúde ser o primeiro hospital do Brasil a receber essa validação de Excelência em Prevenção de Tromboembolismo Venoso do IBSP é motivo de muita celebração, pois é mais uma das evidências que construímos no dia a dia do nosso compromisso com a qualidade pela vida", afirma Daniela Pagliari, diretora técnica da Rede. A maturidade do Protocolo de Prevenção do Tromboembolismo Venoso (TEV) foi destaque durante a primeira avaliação do IBSP com enfoque na TEV no Brasil.

Posts Relacionados

17 Agosto 2018

Qualidade clínico-assistencial...

O atendimento hospitalar envolve uma gama enorme de processos, tecnologia e equipes multiprofissionais. Hoje a medicina salva mais vidas, é mais complexa e por isso tem que trabalhar com ferramentas de controle de qualidade e gerenciamento de riscos.
08 Janeiro 2021

Rede Mater Dei de Saúde é certificada...

A Rede Mater Dei de Saúde alcançou a classificação de alta conformidade na avaliação das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2020, nas unidades Contorno, Santo Agostinho e Betim-Contagem.
15 Setembro 2021

10ª Semana de Qualidade e Segurança

Entre os dias 7 e 11 de setembro, aconteceu no Mater Dei Contorno - hospital da Rede Mater Dei de Saúde, a 10ª Semana de Qualidade e Segurança.