Técnica endoscópica inovadora para tratamento de distúrbios motores do esôfago é incorporada na Rede Mater Dei - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Técnica endoscópica inovadora para tratamento de distúrbios motores do esôfago é incorporada na Rede Mater Dei

Técnica endoscópica inovadora para tratamento de distúrbios motores do esôfago é incorporada na Rede Mater Dei

Desenvolvida no Japão em 2008 pelo Professor Haruhiro Inoue, e ainda pouco difundida no Brasil, a técnica de Peroral Endoscopic Myotomy (POEM, da sigla em inglês) é um procedimento utilizado para tratamento de distúrbios motores do esôfago, que prejudica a condução do alimento até o estômago, transtorno conhecido como Acalásia, quando de causa idiopática, e Megaesôfago, quando associado à doença de Chagas. 

O principal sintoma da Acalásia é a chamada disfagia, dificuldade em engolir alimentos sólidos e líquidos, gerando uma percepção de que o alimento está preso ou entalado no esôfago. Essa condição provoca uma série de problemas ao paciente, desde a perda de peso, regurgitação alimentar, desidratação, podendo evoluir até estado de desnutrição por não conseguir se alimentar adequadamente.

“Até recentemente, o tratamento para essa doença era feito por meio de cirurgia tradicional aberta ou por videolaparoscopia, um procedimento que envolve cortes, incisões e maior tempo de recuperação. Existe também outra opção chamada dilatação pneumática, realizada por via endoscópica, no entanto, o resultado é limitado no longo prazo, com a volta de alguns sintomas em alguns pacientes”, explica o médico Vitor Arantes, Coordenador da Endoscopia Digestiva do Hospital Mater Dei Contorno. 

O novo procedimento é realizado exclusivamente por endoscopia e não há a necessidade de realizar cortes, sendo, portanto, uma opção menos invasiva e com recuperação mais rápida. “O POEM começou timidamente, mas a partir dos últimos cinco anos houve uma expansão desse método. À medida que os estudos científicos de acompanhamento começaram a demonstrar excelentes resultados, a técnica começou a se popularizar nos centros de referência em endoscopia a nível mundial. Em 2017 realizei meu terceiro curso de aperfeiçoamento no Japão e, nesta oportunidade, fiz um treinamento dedicado ao aprendizado dessa técnica que estamos incorporando agora na Rede Mater Dei”, conta o médico. 
Técnica

O procedimento consiste no mesmo princípio técnico da cirurgia por videolaparoscopia em que se realiza uma secção do músculo do esôfago (miotomia), porém executado inteiramente por via oral através de recursos tecnológicos desenvolvidos na endoscopia digestiva. Por não existir a necessidade de incisões, esta “nova” técnica permite diminuir o tempo de recuperação e contribui na melhora mais rápida da qualidade de vida do paciente. 

Em Minas Gerais, o especialista já havia realizado uma série de cirurgias de POEM no Hospital das Clínicas da UFMG e, recentemente, começou a realizar o procedimento na Rede Mater Dei de Saúde. 

​“Inicialmente os primeiros procedimentos foram feitos dentro de protocolos de pesquisa ao nível universitário, e os bons resultados obtidos nos permitiram ampliar a oferta deste procedimento de forma pioneira para clientes no sistema privado no estado de MG. O Mater Dei Contorno tem uma estrutura privilegiada para isso, pois foi projetado para ser um Centro de Endoscopia especializado em técnicas avançadas de cirurgia endoscópica. O hospital conta com uma equipe de especialistas altamente qualificada e com sofisticados recursos tecnológicos que propiciam avanços pioneiros, tal como a incorporação desta nova técnica para beneficiar os pacientes  de nossa comunidade”, finaliza o médico.



 


 

Publicado em: 17/03/2022

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Endoscopia Esofâgo Distúrbio

Posts Relacionados

09 Agosto 2016

Os avanços tecnológicos da endoscopia...

O câncer de esôfago e estômago possui elevada incidência na população brasileira e a endoscopia digestiva é o melhor método para o diagnóstico. Já o câncer de reto e cólon pode ser identificado pela colonoscopia.
17 Março 2022

Técnica endoscópica inovadora para...

O novo procedimento é realizado exclusivamente por endoscopia e não há a necessidade de realizar cortes, sendo, portanto, uma opção menos invasiva e com recuperação mais rápida.
09 Maio 2017

Endoscopista do Mater Dei Contorno...

Coordenador do Serviço de Endoscopia Digestiva do Mater Dei Contorno, Vitor Arantes, participa do Congresso Americano de Doenças Digestivas, Digestive Disease Week (DDW),na cidade de Chicago (EUA).