O vice-presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) e coordenador do serviço de cardiologia dos hospitais Mater Dei Contorno e Betim-Contagem, Luiz Guilherme Passaglia publicou juntamente a outros profissionais em dezembro deste ano o artigo “Estatística Cardiovascular - Brasil 2021”.
Segundo Luiz Passaglia, o artigo é um esforço multi-institucional e tem o objetivo de fornecer informações atualizadas sobre a epidemiologia (área da ciência que estuda e investiga as relações e processos de saúde e doenças em grupos humanos) das Doenças Cardiovasculares (DCV) e Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil.
O estudo transcende o campo acadêmico e é dirigido a todos que buscam dados nacionais sobre essas doenças. Acessível e útil tanto a pesquisadores e médicos quanto a pacientes, imprensa, formuladores de políticas públicas e outros públicos.
Um dos principais benefícios do estudo está nas possibilidades de planejamento e prevenção advindas das informações apresentadas. As mortes ocasionadas por Doenças Cardiovasculares representam quase um terço dos óbitos no Brasil, atingindo principalmente a população mais vulnerável do país.
Por esse motivo, “possuir dados nacionais representativos, confiáveis e abrangentes sobre DCV, comportamentos e fatores de risco é uma etapa obrigatória para a superação dessas desigualdades e para a oferta do melhor cuidado CV possível para todos os brasileiros. Este estudo reúne essa informação, essencial para o cuidado individual e para o planejamento dos próximos passos da política de saúde no Brasil, além de indicar as lacunas de conhecimento a serem preenchidas em estudos futuros”, destaca o médico.
O artigo está disponível online, mas, há previsão de que no ano de 2022 o estudo esteja disponível também em mídia impressa. Passaglia compartilha que “essa publicação é a expressão do desejo de diversos pesquisadores, médicos e epidemiologistas, assim como da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de que as pessoas vivam mais e melhor, partindo do princípio de que a compreensão das estatísticas cardiovasculares é passo fundamental para os processos de melhoria assistencial em saúde”.
Este post é sobre Notícias institucionais