As festas de final de ano estão chegando, uma época em que as pessoas se reúnem com a família e os amigos para se divertir, trocar presentes, comer e beber. Entretanto, junto com as confraternizações vem os excessos na alimentação que podem ser prejudiciais à saúde. Sendo assim, preparamos algumas dicas para que você possa aproveitar as comemorações com equilíbrio e moderação.
1- Atenção para as escolhas alimentares: não deixe de aproveitar as comidas típicas de final de ano, mas se atente a escolhas saudáveis. É importante balancear o que você irá comer, por isso busque acrescentar em seus pratos alimentos nutritivos.
2- Cuidado com as bebidas alcoólicas: exageros podem levar a graves consequências, pois quando ingeridas em grande quantidade sobrecarregam o fígado e o organismo, além de contribuir para o ganho de peso.
3- Hidrate-se: consumir água de forma adequada é fundamental para o bom funcionamento dos rins, melhora do processo de digestão, além de ajudar no emagrecimento. Vale ressaltar que é necessário se hidratar, principalmente, se ingerir bebidas alcoólicas nas festas.
4- Mantenha a atividade física: fazer exercícios é muito importante para o corpo, em especial nessa época em que as pessoas tendem a comer mais por conta das comemorações. Por isso, não deixe de praticar esportes, fazer academia e caminhadas, porque trazem diversos benefícios.
5- Descanse e aproveite esse período do ano: sabemos que saúde não é só cuidar da alimentação, por isso aproveitem essa fase com a família e os amigos. É um momento de estar com quem amamos, descansar a cabeça e ter um sono de qualidade, isso também implica em ganho de saúde.
O endocrinologista da Rede Mater Dei de Saúde, Dr. Paulo Miranda, alerta que “Para aqueles pacientes cujo o hábito alimentar faz parte do seu tratamento, deve ter uma atenção redobrada para que as comemorações não sejam acompanhadas de excessos”. Ele ainda acrescenta que quem usa medicamentos diariamente deve manter o uso regular, mesmo se forem fazer alguma viagem.
“Pessoas que estão em tratamento para perda de peso ou emagreceram durante este ano, vale lembrar que frente a exageros alimentares ou redução de atividade física estão mais sujeitas a reganho de peso. Portanto, não deixem que essas festas sejam um retrocesso no ganho de saúde adquirido.” O médico reforça sobre a importância de se estabelecer metas para o próximo ano, optando por escolhas saudáveis e mais exercícios físicos no dia a dia.
Este post é sobre Nutrição