Inscrições abertas para o Curso do Casal Grávido da Rede Mater Dei de Saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Curso do Casal Grávido

As aulas são ministradas por médicos da Rede e a participação é gratuita

As inscrições para o Curso do Casal Grávido da Rede Mater Dei de Saúde estão abertas.  Ao longo de 2019 estão previstos nove cursos, que acontecerão entre março e novembro, sempre nas primeiras duas quartas-feiras do mês, das 19h às 22h. A participação é gratuita, mediante a inscrição prévia, feita no site da Rede, e disponibilidade de vagas. 

O curso é oferecido pelo Mater Dei há quase 40 anos. As aulas, ministradas por Ginecologistas e Obstetras, Anestesiologistas e Pediatras da Rede, abordam desde a etapa inicial da gravidez, o momento do parto, aleitamento materno e os cuidados com o recém nascido. 

Veja a programação completa
1° dia:
- A vida do bebê no útero materno
Ministrado por: Dr. Carlos Henrique Mascarenhas Silva (Ginecologista / Obstetra)

- A Gravidez e o Parto no Século XXI
Ministrado por: Dra. Karina Lana (Ginecologista / Obstetra)

- Anestesia: o momento do parto
Ministrado por: Dr. Marcos Pimental ou Dr. Marden Ramos (Anestesiologistas)

2° dia:
- Aleitamento Materno 
Ministrado por: Dra. Mariana Poggiali ou Dra. Isabel Poggiali (Pediatras)

- Cuidados com o recém-nascido, serviços de vacinação
Ministrado por: Dr. Cláudio Pacheco (Pediatra).

Além disso, é solicitado que cada casal participante contribua com um quilo de alimento não perecível e uma lata de leite em pó. Os alimentos arrecadados são destinados a entidades filantrópicas de Belo Horizonte apoiadas pela Rede Mater Dei, que atendem crianças carentes. Clique aqui para fazer a sua inscrição! 

O parto no Mater Dei
Desde a inauguração da primeira unidade do Hospital Mater Dei, em 1980, a Instituição vem se destacando no atendimento pediátrico. Inicialmente, com a assistência neonatal, quando a principal atividade ocorria no setor Maternidade, e, posteriormente, com o atendimento pediátrico geral, no Pronto-atendimento, internação e cirurgias, com o essencial suporte da UTI neonatal e pediátrica. 

Atualmente são diversos cuidados direcionados à saúde da mulher e do bebê:

Maternidade
A maternidade da Rede Mater Dei é pioneira e uma referência em Minas e no país. A unidade prioriza a segurança e o fortalecimento do vínculo entre mãe e bebê. A Rede oferece serviços médico-hospitalares de suporte a todos os momentos da gestação e parto. A mãe e o bebê têm à disposição a assistência completa de um Hospital geral e recebem atendimento humanizado e personalizado. Com alojamento conjunto e ambiente acolhedor, a Mater Dei oferece às famílias o conforto domiciliar com toda a segurança de um hospital de alta complexidade. A equipe multidisciplinar da maternidade, formada por ginecologistas, obstetras, pediatras, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e enfermeiros, é capacitada e realiza as melhores práticas assistenciais. 

Bate papo com gestantes
A Rede Mater Dei de Saúde promoverá um bate papo com as gestantes que terão os seus filhos no Mater Dei Santo Agostinho e no Mater Dei Betim-Contagem. O objetivo é conversar sobre a gravidez e tirar a principais dúvidas da gestação. Os encontros, com previsão para ter início em fevereiro, serão conduzidos por Ginecologistas e Obstetras da Rede. 

Projeto parto adequado
Para ampliar e fortalecer as ações de estímulo ao parto normal e humanizado, a Rede Mater Dei de Saúde participa do projeto Parto Adequado, tendo alcançado a 63% de partos vaginais realizados em 2018. O projeto é uma iniciativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, o Institute for Healthcare Improvement – IHI e o Ministério da Saúde. O principal objetivo das ações discutidas entre os participantes do projeto é reduzir o número de cesáreas desnecessárias, além de melhorar o atendimento a gestantes e bebês. 

Pronto-socorro ginecológico e obstétrico
Um espaço específico para as mulheres dentro do Mater Dei Santo Agostinho. São sete consultórios com toda estrutura necessária e 38 médicos para o pronto-atendimento e emergências. Tudo isso com o apoio da Medicina Diagnóstica Mater Dei, que possui dentre outros equipamentos, mamografia com tomossíntese, modernos aparelhos de ultrassom, entre outros. Se precisar, a qualquer hora do dia ou da noite, venha ao Mater Dei Santo Agostinho e procure um ginecologista. Nossa equipe estará à sua disposição.

Salas de admissão e acompanhamento de pacientes em trabalho de parto
A Rede investiu em um moderno Centro Obstétrico, com salas de admissão e acompanhamento para as pacientes em trabalho de parto no Mater Dei Santo Agostinho, com equipamentos de monitoramento avançado do feto e da mãe, camas mais modernas onde o parto de risco habitual pode ser realizado, banheiro privativo e recursos para cromoterapia.

Emergência obstétrica
Obstetras com especialização em emergências estão sempre no pronto-socorro do Mater Dei Santo Agostinho, atendendo dos casos mais simples aos mais complexos. Há situações em que minutos são responsáveis por salvar a vida da mãe ou do feto. Pensando nisso, o Mater Dei criou o Código Rosa. Acionado pelo obstetra, é mobilizada uma rede de atendimento emergencial que inclui anesteologista, pediatra, neonatologista, intensivista e enfermagem especializada.

Obstetrícia de alto risco
A Rede Mater Dei dispõe de todos os recursos necessários para auxiliar a mãe durante toda a gestação, com o pré-natal de Alto Risco, que busca medidas de controle e adequação da saúde materno fetal, minimizando as possíveis complicações. Além disso, conta com equipe médica com as especialidades necessárias para esse acompanhamento, trazendo um resultado melhor para a mãe e seu bebê. 

Medicina Fetal/Cirurgia Fetal 
Por meio de exames de ultrassonografia obstétrica, o feto é avaliado continuamente ao longo da gestação. Biópsias de placenta, amniocentese e cordocentese podem ser feitos para auxiliar nos diagnósticos da saúde fetal, quando necessários, durante a gravidez levando mais informação aos pais e médicos assistentes, com explicação dos resultados e os prognósticos.  E podemos ainda fazer cirurgias no feto, ainda dentro do útero materno, para tratamento de defeitos da coluna, gestações gemelares com transfusão de sangue de um feto para o outro, além de alguns outras patologias cardíacas e do pulmão dos fetos.
 
Clique aqui e veja a relação completa dos serviços direcionados à saúde da mulher 


Publicado em: 11/02/2019

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Cuidados com o bebê

Termos relacionados Gravidez Amamentação Maternidade

Posts Relacionados

31 Julho 2020

Aleitamento materno deve ser a...

Em 1º de agosto é celebrado o Dia Mundial da Amamentação, data que lembra a necessidade de amamentação dos recém-nascidos e também a importância da criação de bancos de leite
12 Novembro 2016

Por que eu não consigo engravidar?

O Centro de Reprodução Humana da Rede Mater Dei de Saúde é constituído com o que há de mais avançado em tecnologia de reprodução assistida.
03 Agosto 2017

​ A importância do aleitamento...

A amamentação é a principal forma de fornecer a um bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento.