Aparentemente, não. Estudos recentes revelam que o uso de anticoncepcionais por vários anos não reduz a fertilidade feminina. Um dos estudos avaliou mais de 3000 mulheres que usaram anticoncepcionais por vários anos (em média sete anos) em relação as que usaram por curtos períodos. Não houve diferença entre os dois grupos no que se refere às chances de engravidar.
Após a interrupção do anticoncepcional, a maioria das mulheres volta a ovular em até três meses. A ausência de gravidez, após um ano de tentativas, define a presença de infertilidade e a necessidade de avaliação.
A questão que deve ser levada em consideração talvez não seja, exatamente, o tempo de uso do anticoncepcional, mas a idade da mulher. As mulheres têm adiado a maternidade por vários motivos como estudos, carreira profissional, ou mesmo busca pelo parceiro adequado.
Infelizmente, as mulheres possuem um número não renovável de óvulos (folículos) em seus ovários e que, com o passar do tempo, o número e a qualidade dos mesmos reduz paulatinamente até a ocorrência da menopausa (última menstruação). Esta redução se acentua particularmente após os 35 anos, com consequente declínio das chances de gravidez, mesmo se forem realizados tratamentos avançados como a Fertilização in vitro – FIV (bebê de proveta). Consulte o especialista!
Faça uma consulta: Mater Dei Santo Agostinho – Rua Mato Grosso, 1.100 – 2º andar – 31. 3339-9495.
RESPONSÁVEL:
Márcia Mendonça Carneiro
Ginecologista do Centro de Reprodução Humana Mater Dei
CRM-MG: 27578
Este post é sobre Maternidade