Mater Dei faz campanha de higienização das mãos - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Mater Dei faz campanha de higienização das mãos

05 de maio é o Dia Mundial da Higienização das Mãos. A Rede Mater Dei de Saúde aproveitou a data e realizou uma campanha para reforçar colaboradores, enfermeiros, corpo clínico e conscientizar os pacientes sobre a importância de higienizar corretamente as mãos. O objetivo foi prevenir, minimizar e evitar a propagação de doenças dentro do hospital. Na ação houve abordagens sobre como e quando higienizar as mãos com álcool ou com água, além de materiais educativos.
 
Há dez anos, a OMS instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higiene das Mãos, em referência aos cinco momentos em que os profissionais devem realizar essa ação. Por meio do documento Estratégia Multimodal da OMS para a Melhoria da Higienização das Mãos, criou um guia auto-instrutivo, acessível a qualquer tipo de instituição. Um dos grandes méritos dessa ferramenta é definir, de forma simples e compreensível, as situações em que os profissionais devem lavar as mãos com água e sabão ou friccionar álcool 70%, de acordo com o fluxo de cuidados prestados.
 
A Rede Mater Dei de Saúde, atenta a essas questões, adotou como meta institucional a higiene adequada das mãos pelos profissionais como importante medida de segurança do paciente e prevenção das infecções hospitalares. A adesão voluntária às diretrizes da OMS e a implantação da “Estratégia Multimodal” foi um marco na melhoria dos resultados e os esforços da instituição foram reconhecidos em 2014 pela própria OMS. Após vistoria deexperts, liderados pelo idealizador da campanha mundial, prof. Didier Pittet, o programa estabelecido no Mater Dei foi contemplado com o 1º Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na Higienização das Mãos 2014. Com o prêmio, a responsabilidade de transformar o hospital em replicador nacional das boas práticas em higienização das mãos e contribuir para a promoção de uma assistência segura de maneira sustentada.
 
A assepsia correta das mãos no controle de infecções ainda é um dos maiores desafios da saúde.


Publicado em: 02/08/2016

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Posts Relacionados

13 Setembro 2017

Sepse: um minuto pode salvar vidas

A sepse é a manifestação do organismo a uma doença infecciosa adquirida na comunidade ou dentro de um hospital.
19 Março 2019

Conheça a meningite e previna-se

A meningite é um processo inflamatório que afeta o sistema nervoso central, atingindo as meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Frequentemente, é ocasionada por agentes infecciosos, sendo as meningites bacterianas e virais as mais graves.
14 Setembro 2021

Dia Mundial da Sepse: doença mata 240...

Infectologista da Rede Mater Dei de Saúde, Silvana de Barros Ricardo, informa que sepse é a causa número um de mortes evitáveis em todo o mundo