Higienização das Mãos - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Higienização das Mãos

A higiene das mãos, medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, ainda é um desafio a ser superado pelos serviços de saúde mundialmente. A adesão dos profissionais à prática – compreendendo a lavagem com água e sabonete ou a fricção de uma preparação alcoólica – é persistentemente insuficiente na rotina da assistência. 

A falha na correta higienização das mãos coloca em risco a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde. Paralelamente, as infecções relacionadas à assistência à saúde afetam centenas de milhões de pacientes e têm um impacto econômico nos pacientes e sistemas de saúde em todo o mundo, consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes. 

Diante da dimensão do problema, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem desenvolvendo desde em 2005 um conjunto de ações norteadoras que ajudem a evitar os riscos para os pacientes e, ao mesmo tempo, direcionam os países membros na sua implementação. Concebido como Programa de Segurança do Paciente, o Primeiro Desafio Global elegeu o tema “Uma Assistência Limpa é uma Assistência mais Segura”. Essa iniciativa tornou-se uma jornada de mobilização para a higienização das mãos, transformando essa simples prática assistencial em uma prioridade global e uma ação essencial na prestação de cuidados seguros e de qualidade.  

Uma importante iniciativa do Programa foi a criação da campanha SAVE LIVES: Clean  Your Hands (SALVE VIDAS: higienize as suas mãos) e a instituição pela OMS do dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Anualmente renovam-se os esforços em torno de um tema central para divulgar a importância da higiene das mãos nos cuidados de saúde e engajar as pessoas para apoiar a melhoria dos cuidados globalmente. Ao juntar-se às atividades da campanha, as instituições comprometem-se com a estratégia geral de melhoria da higiene das mãos. Em 2016, quando se celebrou 10 anos da campanha, cerca de 20.000 instituições de saúde em quase 180 países em todo o mundo se juntaram voluntariamente à iniciativa.     A campanha deste ano incorpora o problema crescente da resistência aos antimicrobianos e a influência das boas práticas em higiene das mãos no seu combate. O mote da campanha 2017 é Fight antibiotic resistance – it’s in your hands (“Luta contra a resistência microbiana: está em suas mãos”). A meta da OMS é alcançar 30.000 instituições participantes até 2020.     

Na direção da concretização desse objetivo, o Centro de Colaboração da OMS sobre Segurança do Paciente dos Hospitais Universitários de Genebra instituiu em 2014 o “Prêmio Latino Americano de Excelência e Inovação na Higienização das Mãos”, com edição anual. O Prêmio foi concebido como uma plataforma de reconhecimento, distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para promover a segurança dos pacientes através da implementação bem sucedida da estratégia preconizada pela OMS, na sua respectiva instituição de saúde. 

Nesta edição inaugural, inscreveram-se 85 instituições de saúde do continente, cinco classificaram-se como finalistas e duas foram premiadas, ambas brasileiras. O Hospital Mater Dei foi um dos ganhadores do primeiro Prêmio Latino-Americano de Excelência na Higienização das Mãos, coroando os esforços da instituição no campo da segurança do paciente. Entretanto, continuamos conscientes do desafio de promover a adesão dos profissionais à adequada Higienização das Mãos, de maneira contínua e sustentada.

Responsável:
Silvana Ricardo
Infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde 
CRM-MG: 18459

Veja como higienizar corretamente as suas mãos:


 

Publicado em: 05/05/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Dicas

Posts Relacionados

05 Maio 2017

Higienização das Mãos

05 de maio: Dia Mundial de Higienização das Mãos. Essa é a medida mais importante e reconhecida há muitos anos na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.
19 Março 2019

Conheça a meningite e previna-se

A meningite é um processo inflamatório que afeta o sistema nervoso central, atingindo as meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. Frequentemente, é ocasionada por agentes infecciosos, sendo as meningites bacterianas e virais as mais graves.
14 Setembro 2021

Dia Mundial da Sepse: doença mata 240...

Infectologista da Rede Mater Dei de Saúde, Silvana de Barros Ricardo, informa que sepse é a causa número um de mortes evitáveis em todo o mundo