A meningite é um processo inflamatório que afeta o sistema nervoso central, atingindo as meninges, membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal. A doença é, frequentemente, ocasionada por agentes infecciosos, sendo as meningites bacterianas e virais as mais graves. Porém, pode ser causada, também, por processos não infecciosos, como por exemplo, medicamentos e neoplasias.
Febre alta e contínua, fortes dores de cabeça, vômitos, perda de apetite, dor na nuca causando rigidez no pescoço, confusão mental, sonolência, agitação, grande sensibilidade à luz, diarréia, manchas no corpo e, ainda, crises convulsivas e coma são alguns dos sintomas da doença. Devido à sua gravidade, alguns casos podem evoluir a um dano cerebral mais grave resultando em sequelas ou, até mesmo, à morte. É necessário estar atento aos sintomas e, se necessário, o médico deve ser procurado o mais rápido possível.
“A meningite é uma doença de alto risco para o paciente, por isso é importante a prevenção. Ela pode ser prevenida com medidas gerais, como acontece com outras infecções, mas a melhor forma de prevenção é a vacina”, explica Silvana de Barros Ricardo, Infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde. A vacina meningocócica B previne contra a meningite e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo do tipo B, e é recomendada para crianças e adolescentes, conforme orientação das sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e Imunizações (SBIm), adultos com até 50 anos, dependendo de risco epidemiológico, viajantes com destino às regiões onde há maior incidência da doença, e pessoas de qualquer faixa etária que tenham doenças que aumentem o risco para a doença meningocócica. Já a vacina meningocócica conjugada quadrivalente previne contra a meningite e infecções generalizadas (doenças meningocócicas) causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.
A Rede Mater Dei de Saúde disponibiliza as vacinas meningocócicas B e conjugada quadrivalente ACWY. Para se vacinar, basta ir ao local entre 7h e 17h30, de segunda a sexta, e das 7h às 11h30, aos sábados. Não é necessário agendamento prévio”, explica a médica patologista coordenadora do Mater Dei Vacina, Flávia Massote. O Laboratório da Rede está localizado na Av. Barbacena, 1067, Santo Agostinho. Clique aqui e veja a relação de todas as vacinas oferecidas pelo Mater Dei Vacina
Responsável:
Silvana de Barros Ricardo
Infectologista e Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 18459