Densitometria: tecnologia e inovação a favor da saúde - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Cuidados com a Saúde » Prevenção e Cuidados » Densitometria: tecnologia e inovação a favor da saúde

Densitometria: tecnologia e inovação a favor da saúde

Histórico de fraturas (e quedas), histórico familiar, tabagismo e idade. Esses podem ser alguns fatores de risco da osteoporose. No entanto, não existem sintomas que caracterizem a doença: ela apenas se manifesta quando ocorre a primeira fratura. Por esta razão, a osteoporose é, frequentemente, chamada de “doença silenciosa”. 

O exame de Densitometria é, atualmente, o método mais eficaz para diagnosticar a doença em suas fases iniciais. Por meio dele é possível avaliar a densidade óssea e fazer  diagnóstico e controle de tratamento da osteoporose. É indicado para mulheres que estão próximas da menopausa, homens com idade acima de 70 anos e qualquer pessoa com fratura após ter sofrido trauma.




Alta tecnologia na realização do exame de Densitometria


O serviço de Densitometria Óssea da Rede oferece uma inovação tecnológica: o Trabecular Bone Score – TBS, um software incorporado ao aparelho de densitometria convencional, o qual possibilita a identificação de risco para fraturas mesmo na ausência de osteoporose. “Aprovado pela ANVISA desde junho de 2016, a medida da qualidade óssea por TBS é tão importante quanto medir a massa óssea em si. A exclusividade da tecnologia em Belo Horizonte se restringe à Rede Mater Dei e o centro é considerado uma referência internacional para treinamento de outros serviços interessados em adquirir a tecnologia”, explica o médico e coordenador do serviço de densitometria da Rede Mater Dei de Saúde, Bruno Muzzi.

Os equipamentos são operados por médicos certificados em densitometria clínica. A equipe participou do primeiro estudo da tecnologia TBS junto à International Osteoporosis Foundation e a Rede Mater Dei de Saúde é o único serviço médico de Belo Horizonte capacitado para oferecer este recurso inovador aos pacientes. 
 

Atendimento na Rede Mater Dei de Saúde


O serviço de Densitometria Óssea da Rede está presente no Mater Dei Santo Agostinho e Mater Dei Contorno e é referência internacional na área do tratamento e monitoramento da osteoporose. Os exames são realizados por médicos especializados e os laudos densitométricos entregues no mesmo dia, poupando tempo e garantindo maior rigor na aquisição e análise de dados, seguramente armazenados no banco de dados do Serviço desde 1998.

Para agendar o exame, são disponibilizadas três opções:
Agendamento online
Telefone: (31) 3339-9800 
Whatsapp: 9.9821-8232 (Whatsapp) 


RESPONSÁVEL:
Bruno Muzzi Camargos
Ginecologista, obstetra e 
coordenador do serviço de densitometria da Rede Mater Dei de Saúde
CRM-MG: 29850

Publicado em: 06/02/2017

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Boa forma

Posts Relacionados

06 Fevereiro 2017

Controle de massa magra do corpo

Como medir a composição corporal, quantidade de gordura e quantidade de massa magra? Os densitômetros modernos, disponíveis no Mater Dei Medicina Diagnóstica, avaliam a gordura visceral, gordura periférica e a massa muscular do corpo inteiro.
26 Julho 2018

Nova Ressonância Magnética de 1.5...

O Mater Dei Santo Agostinho efetuou a troca de aparelho de Ressonância Magnética por um mais moderno, de 1.5 Teslas, mantendo a qualidade oferecida aos pacientes.
09 Maio 2018

Médico da equipe de Densitometria...

O coordenador do Serviço de Densitometria Óssea da Rede Mater Dei de Saúde e médico ginecologista com área de atuação em osteometabolismo, Bruno Muzzi Camargos, representou a equipe de Densitometria do Hospital, no Congresso Mundial de Osteoporose.