Celebrado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração é uma iniciativa instituída pela Organização Mundial de Saúde- OMS. O objetivo da data é estimular e conscientizar as pessoas em relação à prevenção e combate às doenças cardiovasculares.
De acordo com a última estimativa do Ministério da Saúde, os problemas do coração são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no Brasil em um ano. A alta frequência do problema coloca o país entre os 10 países com maior índice de mortes por cardiovasculares.
Fatores de risco e prevenção
As principais doenças cardiovasculares são a hipertensão arterial, doença coronariana, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, dentre outras. Alguns fatores de risco contribuem para essas doenças, tais como: o avanço da idade, o período pós-menopausa, os casos semelhantes na família, o tabagismo, a pressão alta, o diabetes, o colesterol alto, o sedentarismo e a obesidade.
O coordenador do Serviço de Cardiologia do Mater Dei Contorno, Henrique Patrus, enfatiza que é preciso uma educação da população em torno dos cuidados com a saúde relacionada às doenças cardiovasculares. “Dormir bem, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, fazer exames regulares e prestar atenção aos sinais do corpo são alguns hábitos essenciais para cuidar da saúde do coração”, explica o médico.
RESPONSÁVEL:
Henrique Patrus
Coordenador do Serviço de Cardiologia do Mater Dei Contorno
CRM-MG: 26652
Publicado em: 29/09/2017
Este post é sobre Boa forma