A Síndrome da Apneia do Sono é um distúrbio respiratório que consiste em paradas respiratórias (apneias) durante o sono, acarretando sintomas diurnos e noturnos característicos e levando a um risco aumentado de eventos cardiorrespiratórios, principalmente, além de acidentes relacionados ao aumento da sonolência diurna. As causas da doença são todas aquelas que ocasionam redução do espaço para passagem do ar nas vias aéreas superiores, sendo a obesidade o fator mais importante, porém existem outros fatores menos frequentes, mas não menos importantes, como: hipertrofia de estruturas locais, malformações craniofaciais, doenças neurológicas e neuromusculares que acometam a musculatura local, além de algumas doenças como hipotireoidismo, acromegalia, insuficiência cardíaca e renal descontroladas, entre outros.
Dentre os sintomas diurnos, destacam-se a sonolência excessiva, sono não reparador, cefaleia matutina, alteração do humor, dificuldade de concentração, alteração da memória, diminuição da libido e fadiga. Já os sintomas noturnos são, principalmente, ronco ressuscitativo, pausas respiratórias no sono testemunhadas, episódios de sufocação, despertares frequentes, sudorese excessiva, pesadelos, noctúria (necessidade de urinar durante a noite), insônia, engasgos e regurgitação.
A doença manifesta-se através do aparecimento de quaisquer dos sintomas noturnos e ou diurnos relatados, sendo o ronco o sintoma noturno mais importante e a sonolência diurna excessiva o diurno mais frequente. Inicialmente, deve ser feito exame físico minucioso já que existem dados dele que aumentam em muito a probabilidade desta doença, como alterações no esqueleto craniofacial. Para o diagnóstico definitivo e avaliação da gravidade da doença é necessário a realização do exame chamado Polissonografia, que consiste na monitorização de diversas variáveis fisiológicas durante o sono em uma noite inteira, de preferência dentro de um laboratório de sono.
O Hospital Mater Dei dispõe de um Laboratório de Sono com maquinário de última geração e está habilitado para fazer Polissonografia tanto para diagnóstico como para tratamento dos Distúrbios do Sono. São realizados em nosso Laboratório de Sono Polissonografia completa de noite inteira diagnóstica, Videopolissonografia, Polissonografia para titulação de CPAP/BIPAP e Polissonografia com medida de exalação do gás carbônico (Capnografia). A Polissonografia, conforme recomendação internacional, é o exame padrão no auxílio ao diagnóstico preciso dos Distúrbios do Sono e em seu tratamento.
RESPONSÁVEIS:
Luciana Macedo Guedes de Oliveira
Pneumologista
CRM-MG: 28862
Regina Magalhães Lopes
Pneumologista
CRM-MG: 27595 28862