Doença hemorroidária - REDE MATER DEI DE SAÚDE

Hemorroidas

O que é
Hemorroidas são estruturas anatômicas normais formadas por vasos sanguíneos comunicantes situados na parte interna do canal anal. Quando esses vasos aumentam de tamanho e inflamam surge a doença hemorroidária, que pode ser interna, situada dentro do canal anal, ou externa, situada na borda do ânus.
 
Causas
A doença hemorroidária possui múltiplas causas. As alterações na circulação sanguínea dos vasos hemorroidários podem ser decorrentes de mudanças na consistência das fezes, esforço evacuatório, gravidez, trauma pelo uso de papel higiênico e até fatores hereditários.
 
Sintomas
O sintoma mais comum da doença hemorroidária é sangramento anal, geralmente indolor, que suja as fezes com sangue vivo ou, em casos mais intensos, respinga no vaso sanitário. Esse sangramento pode ser visível também no papel higiênico após a limpeza do ânus. 
Outros sintomas comuns são coceira ou irritação no ânus, dor contínua e/ou durante as evacuações, presença de prolapso (quando os mamilos hemorroidários exteriorizam-se através do canal anal), nódulo anal doloroso e presença de secreção viscosa (muco) no ânus.
 
Diagnóstico e tratamento
Várias outras doenças podem provocar sintomas parecidos com os da doença hemorroidária. Sendo assim, é essencial consultar um especialista para obter o diagnóstico adequado e, juntos, traçarem a melhor estratégica para o tratamento. De maneira geral, a intervenção da doença hemorroidária inclui medidas simples, desde alterações comportamentais e dietéticas até uso de medicamentos e tratamentos cirúrgicos. Saiba mais informações sobre como tratar a doença hemorroidária.


RESPONSÁVEL:
Hélio Antônio Silva
Coloproctologista
CRM: 31915

Posts Relacionados

01 Julho 2019

Surto de Febre Maculosa atinge região...

Com casos notificados e confirmados na cidade de Contagem, a região passa por um surto da doença, que requer cuidados e socorro rápido quando identificados alguns sintomas.
02 Outubro 2019

Médico do Mater Dei recebe premiação...

A premiação foi pelo trabalho “Aspectos técnicos da anastomose manual por via robótica na colectomia segmentar”, que discutiu o uso da plataforma robótica como acesso minimamente invasivo, que vem gerando grande interesse na área de cirurgia colorretal
16 Agosto 2018

​Coloproctologia ganha benefícios...

Importantes procedimentos podem ser realizados roboticamente pela coloproctologia, como a cirurgia de câncer de reto, linfadenectomia retroperitoneal (retirada de linfonodos), colectomia direita ou esquerda e anastomose (procedimento para emenda do intestino).