A sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais são características da Rede Mater Dei desde a sua fundação. Desenvolver e patrocinar programas, internos e externos, para utilizar esses recursos da melhor forma, faz parte do programa socioambiental “Pra você ficar bem”, e o consumo de água faz parte desse escopo.
Neste dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, e o objetivo principal é alertar o mundo sobre o uso consciente desse recurso indispensável para o planeta.
Na Rede Mater Dei a água é utilizada para atender a diversas necessidades, tais como para o consumo humano, para o preparo de alimentos, em banhos e na realização de exames patológicos e de hemodiálise. Também é utilizada para o processamento de materiais e equipamentos. O consumo de água nas Unidades da Mater Dei, bem como de outros recursos naturais, obedece a critérios preconizados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, especialmente o ODS 12 - Consumo e Produção Responsáveis e está em consonância às melhores práticas do pilar Ambiente das nossas iniciativas ESG (Environmental, Social, Governance). Daí a importância da medição do consumo de água nas unidades, reuso - quando possível, monitoramento da qualidade da água e controle e ações para evitar o desperdício.
As estruturas dos hospitais Mater Dei são planejadas para fazer o melhor uso da água e evitar o desperdício. No Mater Dei Santo Agostinho, Contorno e Betim-Contagem, águas da chuva, da condensação de ar-condicionados e também de poços artesianos são utilizadas em outras áreas, como para descarga de vasos sanitários, por exemplo. Além disso, grande parte das torneiras têm sensores de proximidade ou fechamento mecânico automático.
Ações de comunicação também são realizadas junto aos colaboradores, Corpo Clínico e clientes, abordando sobre o uso correto e cuidados que se devem ter com a água, a fim de evitar o desperdício e danos que possam gerar vazamentos.
Indicadores
Diariamente é realizada, pela equipe de engenharia, uma inspeção para avaliar o consumo de água, objetivando a detecção de falhas e a resolução antecipada de possíveis problemas.
A equipe ainda conta com um sistema que monitora o nível das caixas d'água, possibilitando acompanhar em tempo real. São seguidos, também, alguns indicadores fornecidos pela Associação Nacional de Hospitais Privados que auxiliam na medição do consumo de água por paciente/dia, por leito em operação e também saída operacional. Os dois primeiros quase sempre figuram abaixo da média da Associação.
Clique aqui e confira mais ações e os números de consumo de água em nosso Relatório de Sustentabilidade.