Abordagem integrada nas áreas de oncologia, urologia e radioterapia, em uma única consulta, melhora os resultados do tratamento
Pacientes com suspeita ou já diagnosticados com câncer de próstata contam, agora, com atendimento multidisciplinar e integrado em Belo Horizonte específico para esse tratamento. O
Mais Saúde Mater Dei possui o Núcleo Integrado da Próstata (NIP), serviço que disponibiliza, em um único atendimento, equipes de Urologia, Radioterapia e Oncologia Clínica da Rede. As consultas acontecem às segundas-feiras, entre 13h30 às 15h30. O agendamento pode ser feito por telefone: (31) 3339-9595.
O objetivo é oferecer de forma integrada o tratamento para a doença, que atualmente representa a segunda causa de morte por câncer entre homens no Brasil, sendo cerca de 61 mil novos casos em 2017. “Pacientes já diagnosticados com câncer poderão ouvir a opinião dos especialistas em conjunto em um único atendimento e discutir as possibilidades de conduta terapêutica, além dos possíveis efeitos colaterais e sequelas de cada tratamento específico”, explica um dos coordenadores do Núcleo, o oncologista Enaldo Lima. “A abordagem multidisciplinar em oncologia comprovadamente melhora os resultados do tratamento. Permite que sejam oferecidas e discutidas com o paciente todas as opções que atuam de maneira combinada no manejo do câncer de próstata. Ao atuarmos de maneira integrada, aceleramos todo a propedêutica de estadiamento e podemos expor todas as modalidades de tratamento de forma mais ampla. Isso resulta em tratamentos com mais eficiência e menores efeitos colaterais”, reforça o radioterapeuta Gabriel Gil.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a previsão é de que um em cada seis homens desenvolva a doença, sendo que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. “A próstata é uma glândula masculina localizada na base da bexiga, na parte baixa do abdômen, bem próxima ao reto. A glândula é responsável pela produção do líquido prostático que auxilia no transporte dos espermatozoides”, explica o urologista Francisco Bretas, que também integra a coordenação do Núcleo. Não existem medidas específicas de prevenção. Poderão ser realizados, a partir dos 50 anos, exame de toque retal e o exame de sangue Antigénio Prostático Específico - PSA (sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”). Para aqueles que possuem história familiar positiva para câncer de próstata, os exames devem ser feitos a partir dos 40 anos.
O Núcleo Integrado da Próstata oferece:
- Diagnóstico de precisão com serviço de anatomia patológica especializado em uro-oncologia
- Exame PET PSMA que aumenta as chances de identificação do câncer
- Radioterapia de excelência com técnicas de IMRT e IGRT que permitem com que possamos atingir o tumor de maneira precisa, protegendo os demais tecidos, poupando os pacientes de efeitos colaterais.
- Cirurgia urológica avançada com laparoscopia e robótica
- Oncologia personalizada com tratamento de última geração individualizado para cada paciente.
Sobre o Mais Saúde Mater Dei
Agenda própria de marcação de consultas, monitoramento de exames de rotina e atenção diária à saúde. O
Mais Saúde Mater Dei reúne em um só lugar estruturas de apoio e diagnóstico, com equipe multiprofissional de referência de médicos, fisioterapeutas e outros especialistas. O intuito é preservar e melhorar a qualidade de vida de quem necessita de um olhar mais próximo dos profissionais da saúde, em todas as idades. Por isso, a Rede investiu na continuidade do atendimento, com avaliação e acompanhamento de pacientes crônicos e de situações clínicas altamente específicas.
Endereço:
Rua Bernardo Guimarães, 2785 – Santo Agostinho
Telefone para agendamento de consultas:
(31) 3339 9595
RESPONSÁVEIS:
Enaldo Melo de Lima
Coordenador do Hospital Integrado do Câncer Mater Dei
CRM: 26134
Francisco Flávio Horta Bretas
Coordenador do serviço de Urologia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM: 14260
Gabriel Oliveira Bernardes Gil
Coornenador do serviço de radioterapia da Rede Mater Dei de Saúde
CRM: 53762
Leonardo Lamego Rezende
Coordenador da Medicina Nuclear da Rede Mater Dei de Saúde
CRM: 25816
Publicado em: 11/08/2017
Este post é sobre Maternidade