No próximo domingo (20) a Rede Mater Dei de Saúde realizará o Mutirão de Reparação de Lábio Leporino, com oferta de cirurgias para a reparação da má formação que atinge o lábio e palato ainda no período embrionário.
O Mutirão é uma parceria com a Faculdade de Odontologia da UFMG e Prefeitura de Belo Horizonte, onde a Rede Mater Dei fornecerá toda a estrutura hospitalar e os materiais necessários para realização dos procedimentos cirúrgicos e do acompanhamento desde o pré-operatório até o retorno após a alta hospitalar.
De acordo com o presidente da Rede Mater Dei, Henrique Salvador, participar de campanhas como essa reforça um dos principais pilares da Rede, que é ser um centro de saúde que trabalha em conjunto com a comunidade, promovendo atendimento diferenciado, personalizado e humanizado.
“Em janeiro de 2019 a Rede Mater Dei de Saúde chegou na região de Betim e Contagem através de uma nova unidade. Um centro hospitalar completo que atende desde grandes emergências até consultas ambulatoriais agendadas, indo da infância à senilidade. Este projeto beneficia e leva qualidade de vida para muitas crianças. Totalmente alinhado com nossa missão. O Mater Dei Betim-Contagem está feliz em colaborar com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Faculdade de Odontologia da UFMG. Agradecemos ao nosso corpo clínico, especialmente as clínicas de Cirurgia Plástica e Anestesiologia que estão conosco diretamente nesse projeto”, finaliza.
Os médicos da equipe de Cirurgia Plástica e Anestesiologia da Rede realizarão as cirurgias voluntariamente, garantindo segurança e qualidade assistencial para os pacientes. Também estão envolvidas nesta ação as equipes de Cardiologia, Laboratório, Pediatria, Radiologia e Enfermagem da Rede.
Estima-se que no Brasil uma a cada 650 crianças nasce com fissura labial. "Sua origem é multifatorial e condições ambientais e genéticas podem estar envolvidas. A exposição ao álcool, anticonvulsivantes, como a fenitoína, tabagismo e outras afecções maternas aumentam o risco de filhos acometidos", explica o cirurgião plástico da Rede e responsável pela realização das cirurgias da campanha, André Villani Correa Mafra.
De acordo com o médico, a cirurgia para correção da fissura é extremamente importante para promover a melhora na qualidade de vida dos pacientes, tendo em vista que o procedimento não tem cunho apenas estético. "A cirurgia plástica tem um papel fundamental para o tratamento de fissuras labiopalatais, uma vez que estas não são apenas de cunho estético. Estão relacionadas a distúrbios respiratórios, nutricionais , audição, fala, esqueléticos e dentários.”, destaca.
Este post é sobre Notícias institucionais