Artigo evidencia a importância de informações e dados nacionais sobre Doenças Cardiovasculares - REDE MATER DEI DE SAÚDE
Sobre o Mater Dei » Fique por dentro » Notícias Institucionais » Artigo evidencia a importância de informações e dados nacionais sobre Doenças Cardiovasculares

Artigo evidencia a importância de informações e dados nacionais sobre Doenças Cardiovasculares


O vice-presidente da Sociedade Mineira de Cardiologia (SMC) e coordenador do serviço de cardiologia dos hospitais Mater Dei Contorno e Betim-Contagem, Luiz Guilherme Passaglia publicou juntamente a outros profissionais em dezembro deste ano o artigo “Estatística Cardiovascular - Brasil 2021”. 


Segundo Luiz Passaglia, o artigo é um esforço multi-institucional e tem o objetivo de fornecer informações atualizadas sobre a epidemiologia (área da ciência que estuda e investiga as relações e processos de saúde e doenças em grupos humanos) das Doenças Cardiovasculares (DCV) e Acidente Vascular Cerebral (AVC) no Brasil. 

O estudo transcende o campo acadêmico e é dirigido a todos que buscam dados nacionais sobre essas doenças. Acessível e útil tanto a pesquisadores e médicos quanto a pacientes, imprensa, formuladores de políticas públicas e outros públicos.

Um dos principais benefícios do estudo está nas possibilidades de planejamento e prevenção advindas das informações apresentadas. As mortes ocasionadas por Doenças Cardiovasculares representam quase um terço dos óbitos no Brasil, atingindo principalmente a população mais vulnerável do país. 

Por esse motivo, “possuir dados nacionais representativos, confiáveis e abrangentes sobre DCV, comportamentos e fatores de risco é uma etapa obrigatória para a superação dessas desigualdades e para a oferta do melhor cuidado CV possível para todos os brasileiros. Este estudo reúne essa informação, essencial para o cuidado individual e para o planejamento dos próximos passos da política de saúde no Brasil, além de indicar as lacunas de conhecimento a serem preenchidas em estudos futuros”, destaca o médico. 

O artigo está disponível online, mas, há previsão de que no ano de 2022 o estudo esteja disponível também em mídia impressa. Passaglia compartilha que “essa publicação é a expressão do desejo de diversos pesquisadores, médicos e epidemiologistas, assim como da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de que as pessoas vivam mais e melhor, partindo do princípio de que a compreensão das estatísticas cardiovasculares é passo fundamental para os processos de melhoria assistencial em saúde”. 
 

Publicado em: 28/12/2021

Este conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado pelo feedback. Sua opinião nos ajuda a criar um site melhor a cada dia.

Este post é sobre Notícias institucionais

Termos relacionados Mater Dei Científico DCV AVC

Posts Relacionados

13 Dezembro 2021

Rede Mater Dei de Saúde é premiada...

Na última terça-feira (06), a Rede Mater Dei de Saúde foi premiada na categoria Hospital Privado Destaque pelas ações de combate à Covid-19, do Prêmio Benchmarking Saúde 2021 em Salvador, promovido pela Criarmed. Luciana Silva, diretora clínica do Mater Dei...
04 Janeiro 2022

A equipe de cardiologia da Rede Mater...

O evento, que aconteceu virtualmente, foi uma grande oportunidade de discutir com os mais renomados cardiologistas de todo Brasil, os estudos científicos da subespecialidade de cardio-oncologia, baseado em estudos de casos clínicos atendidos pela Rede Mater Dei de...
26 Julho 2017

​A importância da assistência...

Rede Mater Dei de Saúde investe em capacitações para atendimento às vítimas de AVC